Aprovada Moção de Cleiton Fossá que pede atualização do Plano Diretor de Chapecó
A Moção de nº 127/2019 solicita a Prefeitura Municipal de Chapecó que envie ao legislativo chapecoense, proposta de alteração do zoneamento do Plano diretor Municipal (Lei 541/2014), solicitando ainda a realização de todos os procedimentos fundamentais à legalidade da medida, tais como audiências públicas, estudos técnicos elaborados por profissionais especializados, entre outras medidas necessárias.
Muitas regiões na cidade estão hoje classificadas como Unidades de Moradia, o que impede o estabelecimento de determinadas empresas a depender de sua atividade, deixando assim de gerar empregos, renda e arrecadação para Chapecó.
Sobre o Plano Diretor
O Plano Diretor é um instrumento jurídico instituído pela Constituição Federal de 1988, e também trazido pelo Estatuto das Cidades (Lei Nacional n. 10.257/2001) existente nos municípios brasileiros.
Ele é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, sendo parte integrante do processo de planejamento do Município, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e prioridades nele contidas.
O Plano Diretor de Chapecó - PDC, que está disposto na Lei Complementar nº 541 de 26 de novembro de 2014, em seu artigo 5º - o PDC - define que a função social da cidade corresponde ao direito à cidade para todos e regula o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo acima dos interesses individuais, tendo como componentes:
a justiça social e redução das desigualdades sociais;
inclusão social com equidade, compreendida como garantia de acesso a bens, serviços e políticas públicas a todos os munícipes;
o direito à terra e à moradia digna, respeitadas as diversidades étnicas e culturais;
ao saneamento ambiental;
a infraestrutura e serviços públicos para todo o território do município;
direito à mobilidade, ao transporte coletivo e individual e à acessibilidade universal;
direito ao trabalho, à cultura, ao esporte e ao lazer;
o direito à informação e à participação da sociedade nas decisões da política urbana.
Atualização do Plano Diretor
Sendo assim, a Moção 127/19 tem por objetivo provocar o Poder Executivo para realização dos procedimentos necessários para alteração do Plano Diretor, pois recebo muitas demandas em meu Gabinete Virtual e no gabinete na Câmara de Vereadores, relacionadas ao tema.
A alteração ou revisão do Plano Diretor Municipal é um processo complexo, sendo fundamental respeitar e conciliar o crescimento econômico com a garantia e respeito às Leis Ambientais e urbanísticas, além da necessária participação democrática da sociedade no processo, por isso a importância em ser provocar o Poder Executivo para que inicie o quanto antes.
Cleiton Fossá Advogado, Professor Universitário e Vereador de Chapecó.
Compartilhe!
Veja também
Serviço Aeropolicial expõe atividades na Câmara27/Fev/201427/02/14há 11 anos Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 201427/02/2014Chapecó - O delegado comandante do Serviço Aeropolicial (SAER) de Santa Catarina, Djalma Alcântara; o delegado geral do SAER, Aldo Pinheiro D'Avila; a diretora de Polícia de Fronteira, Tatiana Klein Samuel; e o delegado Regional de Chapecó, Ronaldo Moretto; participaram nesta quinta-feira da sessão da Câmara de Vereadores de Chapecó, atendendo requerimento do vereador Cleiton Fossá. As autoridades policiais......
Reunião debate assistência técnica para obras residenciais12/Jun/201812/06/18há 7 anos Terça-feira, 12 de Junho de 201812/06/2018Chapecó – Através da Câmara de Vereadores de Chapecó, foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 12, Reunião de Trabalho que debateu a possibilidade da implementação de convênios......
Doação de órgãos é afetada pela Covid-19 e cai 6,5% no Brasil12/Ago/202012/08/20há 5 anos Quarta-feira, 12 de Agosto de 202012/08/2020 A doação de órgãos e transplantes também foi afetada pela Covid-19. A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) divulgou nesta quarta-feira (12) que a taxa......