Postado em 27 de Junho de 2019 às 17h27

Aprovada Moção de Cleiton Fossá que pede atualização do Plano Diretor de Chapecó

        A Moção de nº 127/2019 solicita a Prefeitura Municipal de Chapecó que envie ao legislativo chapecoense, proposta de alteração do zoneamento do Plano diretor Municipal (Lei 541/2014), solicitando ainda a realização de todos os procedimentos fundamentais à legalidade da medida, tais como audiências públicas, estudos técnicos elaborados por profissionais especializados, entre outras medidas necessárias.

        Muitas regiões na cidade estão hoje classificadas como Unidades de Moradia, o que impede o estabelecimento de determinadas empresas a depender de sua atividade, deixando assim de gerar empregos, renda e arrecadação para Chapecó.


Sobre o Plano Diretor

        O Plano Diretor é um instrumento jurídico instituído pela Constituição Federal de 1988, e também trazido pelo Estatuto das Cidades (Lei Nacional n. 10.257/2001) existente nos municípios brasileiros.

        Ele é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, sendo parte integrante do processo de planejamento do Município, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e prioridades nele contidas.

        O Plano Diretor de Chapecó - PDC, que está disposto na Lei Complementar nº 541 de 26 de novembro de 2014, em seu artigo 5º - o PDC - define que a função social da cidade corresponde ao direito à cidade para todos e regula o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo acima dos interesses individuais, tendo como componentes:

  •  a justiça social e redução das desigualdades sociais;
  •  inclusão social com equidade, compreendida como garantia de acesso a bens, serviços e políticas públicas a todos os munícipes;
  • o direito à terra e à moradia digna, respeitadas as diversidades étnicas e culturais;
  • ao saneamento ambiental;
  •  a infraestrutura e serviços públicos para todo o território do município;
  • direito à mobilidade, ao transporte coletivo e individual e à acessibilidade universal;
  • direito ao trabalho, à cultura, ao esporte e ao lazer;
  • o direito à informação e à participação da sociedade nas decisões da política urbana.


Atualização do Plano Diretor

        Sendo assim, a Moção 127/19 tem por objetivo provocar o Poder Executivo para realização dos procedimentos necessários para alteração do Plano Diretor, pois recebo muitas demandas em meu Gabinete Virtual e no gabinete na Câmara de Vereadores, relacionadas ao tema.

        A alteração ou revisão do Plano Diretor Municipal é um processo complexo, sendo fundamental respeitar e conciliar o crescimento econômico com a garantia e respeito às Leis Ambientais e urbanísticas, além da necessária participação democrática da sociedade no processo, por isso a importância em ser provocar o Poder Executivo para que inicie o quanto antes.


Cleiton Fossá
Advogado, Professor Universitário e Vereador de Chapecó.

Veja também

Licitações na Justiça se tornaram rotina em Chapecó25/09/17 Chapecó - O recente caso da decisão liminar que decretou a indisponibilidade de bens do prefeito Luciano Buligon e mais três pessoas é somente mais exemplo de licitações em Chapecó que foram parar nos tribunais, todas por indícios de direcionamento. O vereador Cleiton Fossá subiu à tribuna da Câmara e lembrou diversos casos ocorridos nos últimos anos, desde 2013, quando ele assumiu como vereador. Ainda em 2013,......
Resumo da Semana: Cleiton Fossá segue na luta por todos os chapecoenses09/05/20 O vereador Cleiton Fossá, nesta semana, reafirmou o seu compromisso de luta contra o coronavírus e os impactos sociais e econômicos causados pela pandemia. Durante a sessão online da segunda-feira (04), foi aprovada a......
Professora Gilsiane é homenageada23/08/17 Chapecó – Na noite desta terça-feira, dia 23, o Poder Legislativo de Chapecó realizou cerimônia de entrega da medalha de Honra ao Mérito “O Desbravador”. Dezoito pessoas foram homenageadas.......

Voltar para NOTÍCIAS