Postado em 13 de Julho de 2017 às 20h57

Audiência Pública debate situação de serviços de telefonia e internet

Chapecó – Na manhã desta quinta-feira (13), o Poder Legislativo de Chapecó realizou Audiência Pública, proposta pelo vereador Cleiton Fossá, com o intuito de abordar sobre a prestação de serviços de telefonia fixa, móvel e de internet no município de Chapecó. Estiveram presentes, além do proponente, o coordenador do Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Chapecó, Paulo Balancelli, acompanhado por Guilherme Reginato Tillmann.

Das empresas, a representante regional da empresa de telefonia Oi, Katia Garbin; os representantes regionais da empresa de telefonia Tim, Patrick de Azevedo Ferreira e Marcelo Rodrigues Benthiem, e os representantes regionais da empresa de telefonia Vivo, Douglas Pastusak e Renan Vinicius Di Domenico. Na oportunidade, os representantes explicaram como é o funcionamento dos serviços prestados por suas empresas, tanto para telefonia como para internet. Falaram ainda sore a abrangência do sinal para estes serviços, nas áreas urbana e rural de Chapecó.

O vereador Cleiton Fossá, que busca desde 2014 a realização deste encontro, questionou os representantes a respeito das constantes reclamações de cidadãos chapecoenses, insatisfeitos com os serviços das empresas, os quais buscam através do Procon a resolução das dificuldades. Como encaminhamento do encontro, o parlamentar encaminhará ofício a todas as empresas solicitando as informações técnicas para a ampliação dos serviços, sobre os congestionamentos das redes, obrigatoriedade para atendimento em área rural, bem como as 'áreas de sombra'- locais de difícil abrangência dos serviços.

Também, será encaminhado documento solicitando à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o cronograma e as ações preventivas para as atividades da área. Conforme Fossá, a avaliação da Audiência Pública foi extremamente positiva, pois foi possível compreender que as empresas cumprem as normativas da Anatel, porém, não informam com precisão aos consumidores sobre os produtos e serviços ofertados. "Por exemplo, para a região da Grande Efapi é vendido internet 3G, mas não há este serviço disponível naquela área", resume

Legislação

Fossá salienta que todas as informações serão analisadas e servirão de base para encaminhar a atualização da legislação municipal de instalação de equipamentos de telefonia e internet. A lei municipal atual é do ano 2000. "A legislação municipal precisa ser atualizada, de acordo com a legislação federal, para garantir a expansão e melhorar a qualidade dos serviços em Chapecó".

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Vereador critica ausência da prefeitura em reuniões10/08/15 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá aproveitou o recesso parlamentar de julho para visitar a comunidade e promover encontros em bairros de Chapecó. As reuniões de trabalho foram aprovadas pelo plenário da Câmara, ou seja, deixaram de ser um encontro do vereador, mas uma reunião do poder legislativo. 'Foi uma falta de respeito com o poder legislativo, e pior, uma falta de respeito com os moradores que foram às......

Voltar para NOTÍCIAS