Postado em 17 de Abril de 2018 às 18h12

Estado, Administração e Desenvolvimento: Políticas públicas a serviço da sociedade

Cleiton Fossá | Vereador Chapecó – A ideia do progresso não é recente em nossa sociedade. Logo, a sociedade manifesta o desejo de condições de vida melhores. Com a ocorrência da...

Chapecó – A ideia do progresso não é recente em nossa sociedade. Logo, a sociedade manifesta o desejo de condições de vida melhores. Com a ocorrência da Revolução Industrial na Europa, os centros urbanos tiveram crescimento significativo, acarretando para a classe trabalhadora uma série de situações que ressaltam problemas históricos, como a exploração e os baixos salários. Nas primeiras décadas do século XX, o retrocesso econômico e os problemas sociais combinados com a grande depressão de 1929 deu fim a crença que a economia de mercado poderia gerar as condições de equilíbrio social.

A partir dos anos de 1930 o Estado assume um novo papel, a promoção do desenvolvimento, tanto econômico como social. O Estado de Bem-Estar Social pode ser considerado uma resposta às consequências causadas pela economia de mercado. Nesta perspectiva, o Estado atua e corrige as falhas de mercado. Logo, promove desenvolvimento por meio de ações e serviços públicos.

A expansão das funções do Estado exige o aperfeiçoamento da administração pública. Da administração patrimonialista para a nova gestão de serviços públicos muitas reformas e contrarreformas foram se constituindo ao longo dos anos. À administração pública cabe, além de cumprir a legislação, atender com eficiência os interesses públicos de toda coletividade. Os problemas de nossa sociedade florescem e cada vez mais demandam respostas do poder público.

A solução de problemas sociais, bem como a proposição de iniciativas que visem à promoção da atividade econômica pode ser equacionada por meio de políticas públicas. Nas mais variadas formas, as políticas públicas significam a resposta do Estado em relação às pressões da sociedade em geral que buscam o enfrentamento de problemáticas que permeiam o ambiente em que esta sociedade está inserida.

As políticas públicas em síntese visam à melhoria de uma condição estabelecida. Como exemplos de políticas públicas podemos ressaltar as linhas de crédito do BNDES e o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que implicam na nossa vida direta e indiretamente. O desenvolvimento na sua concepção moderna está diretamente relacionado à ideia de melhoria das condições de vida e permeia pelo menos quatro dimensões: I) econômica; II) social; III) institucional; IV) ambiental.

Desta maneira, é correto afirmar a expressiva importância do Estado, da administração pública e das políticas públicas no processo de desenvolvimento. O Estado enquanto instituição deve ocupar a função da promoção social sem se esquecer de seu papel na economia, inovação e geração de novas oportunidades, por sua deve estar a serviço de toda a sociedade, oportunizando liberdade e igualdade a todos!

Esta realidade não é diferente no âmbito municipal. A prefeitura de Chapecó, por exemplo, possui diversas responsabilidades com o cidadão. Entre estas responsabilidades pode-se citar a oferta de serviços de saúde, educação infantil, mobilidade urbana e habitação.

 

Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá e Juliano Luiz Fossá, doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Veja também

E você, o que está fazendo para melhorar a política?11/07/18 Chapecó – O vereador Cleiton Fossá abordou nas redes sociais, na noite desta quarta-feira (11), a necessidade de todos nós, cidadãos, refletirmos em relação ao cenário político e ações realizadas no município, no nosso estado e em nível nacional. Fez questionamentos simples, mas essenciais para o início da......
CPI do Asfalto é instaurada22/10/13 Chapecó - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará possíveis irregularidades em ordens de serviço dadas pela administração municipal para pavimentação asfáltica foi instaurada oficialmente hoje (22) na Câmara de Vereadores de Chapecó, após o......

Voltar para NOTÍCIAS