Postado em 28 de Março de 2019 às 09h59

Estradas do interior necessitam de atenção!

       Em Chapecó, mais de 3.900 famílias moram em área rural, cerca de 16 mil pessoas. A agricultura familiar é uma dentre as principais fontes de renda dos moradores do interior, também é considerada nas pesquisas realizadas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que aponta que 80% da comida produzida no mundo todo vem das atividades da agricultura familiar. De acordo com o o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os agricultores são responsáveis por cerca de 40% da economia do município, que envolve o processo agrícola, industrialização e produto até chegar ao consumidor.


     Considerando a importância de melhor qualidade de vida dos moradores interiorinos, o vereador Cleiton Fossá ressalta a relevância de realizar manutenções frequentes nas estradas do interior. "O mandato recebe inúmeras reclamações sobre as péssimas condições das estradas, tanto dos moradores -que necessitam de vias melhores para realizar atividades da agricultura, ou vir para a cidade para ter acesso a outros direitos básicos, como educação e saúde-, quanto de empresários que realizam negócios com agricultores. É essencial manter a manutenção contínua das estradas", diz.


       O Rafael Antunes, morador da Linha Campinas, conta suas dificuldades para transitar na estrada. "A situação é precária, já estraguei diversas vezes o meu carro, parece que somos esquecidos", afirma. Já a Ivanete Angoleri, da Linha Palmital dos Fundos, relata outro problema que interfere também no acesso a educação de crianças, "Os ônibus que levam as crianças para a escola tem dificuldade para transitar quando chove. A manutenção é rara, e quando é feita não é realizada em todas as estradas, apenas onde o ônibus passa", frisa.


        O município de Chapecó tem cerca de 1.420 quilômetros de estradas do interior, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valdir Crestani. Uma das maiores responsáveis das modificações das estradas do interior é a chuva. A falta dela resulta nas rachaduras e buracos nas vias, já o excesso de chuva deixa as estradas lamacentas e os atoleiros se tornam armadilhas para os cidadãos.


     Tunápolis, Santa Catarina, é um exemplo de qualidade quando o assunto diz respeito as estradas do interior. O município, de aproximadamente cinco mil habitantes, investe para garantir boa qualidade de vida e estradas acessíveis. Para assegurar a boa manutenção, o município adotou um padrão para as estradas do interior: oito metros de largura e inclinação de 15° para escoar a água da chuva. Perceberam também a necessidade capacitar funcionários e chefe de obras, principalmente para a retirada das pedras irregulares. "O Executivo de Chapecó poderia procurar exemplos de municípios que mantém as estradas com a manutenção devida, e aplicar no nosso municípios para garantir melhores condições aos moradores do interior", conclui Fossá.

Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá.

Veja também

Projeto que prevê indenização a profissionais da saúde incapacitados pela Covid-19 é aprovado no Senado08/07/20 No início desta semana foi aprovado no Senado brasileiro, por 76 votos a favor e nenhum voto contrário, o projeto que permite indenização da União, de pelo menos R$ 50 mil aos profissionais da saúde incapacitados permanentemente para o trabalho por conta da covid-19. Aos trabalhadores que vierem a óbito pela doença, o benefício destina-se aos......
Cleiton Fossá avalia três anos de mandato16/12/15 Chapecó - Encerrando o ano de 2015, Cleiton Fossá completa três anos como vereador de Chapecó. Neste período, Fossá promoveu debates em áreas que impactam diretamente nas vidas dos cidadãos chapecoenses, buscando resolver problemas cotidianos e planejando o......

Voltar para NOTÍCIAS