Postado em 06 de Agosto de 2020 às 14h22

Iniciativas e desafios do empreendedorismo feminino

       Mulheres escutam, são empáticas, colaboram e motivam outras pessoas. Entre outras características, lutam por empoderamento e equidade em relação às oportunidades dos homens em um mercado competitivo e marcado por desigualdades. 

       O empreendedorismo feminino não é diferente de qualquer outro tipo de vocação para administrar os negócios, no entanto, é algo que vem crescendo ao longo dos anos e se configura como um espaço que ainda deve ser conquistado e fortalecido.


Como você pode contribuir com o empreendedorismo feminino?

Incentivo nunca é demais 

       Incentive as mulheres que você conhece a iniciarem a jornada nos negócios! Oferecer incentivo é fundamental para alavancar a carreira do outro e você pode contribuir com esse papel. Uma opção também é apoiar projetos vinculados ao empreendedorismo feminino na sua empresa.

       Ajude as mulheres que estão próximas a você a identificarem os talentos, habilidades e a construírem uma imagem pública positiva do negócio! 


Busque atualização constante sobre o tema

       Esforce-se para estar atualizado sobre o universo do empreendedorismo feminino, sobre as iniciativas que tem fortalecido essa área. Seja você um líder ou uma líder estar atualizado é um diferencial no mundo moderno.

       Como pessoa de destaque você tem o potencial de influenciar os demais e isso vai ser fundamental para fortalecer a visão das pessoas acerca da importância desse tema em qualquer espaço. 


Por onde começar?

Rede de apoiadoras 

       Você é mulher e não sabe por onde começar no mundo dos negócios? Inicie com uma rede de apoiadoras! Chame as amigas ou colegas mais próximas e fale sobre suas ideias de negócios. O começo é sempre difícil e contar com esse apoio vai ser fundamental.

       Compartilhe suas motivações com pessoas que realmente confia e que acreditam no seu potencial. Essas pessoas podem estimular a criação do seu negócio e crescer junto a você.

 

Quem são suas referências?

       Esse tópico tem afinidade com inspiração e planejamento. Ter um "modelo" para seguir facilita o planejamento e a definição de metas a curto e longo prazo. Quem é a empresária que você mais admira? Como ela conquistou o sucesso na área de atuação?

       Quais dificuldades teve que enfrentar? Como o planejamento que ela utilizou pode ser uma base para você se inspirar e começar o seu negócio? Essas "pistas" podem direcionar seu planejamento e fazer com que você se mantenha motivada para se tornar uma empresária realizada em seu ramo de atuação.


Estude exaustivamente o tema do seu interesse

       "Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito". A famosa frase de Aristóteles ajuda na compreensão da importância do estudo disciplinado e do domínio do seu tema de interesse" nesse caso, o que almeja tornar um negócio e que deve ser uma necessidade para as pessoas. 

       A japonesa Marie Kondo conhecida internacionalmente por ter criado um método próprio de organização de ambientes é um exemplo nesse quesito. A empreendedora manifestou interesse em arrumação desde os cinco anos de idade e, a partir dos 15 anos, começou a pesquisar intensamente o tema e ler centenas de livros.

       Esse esforço foi o segredo para que desenvolvesse o seu método próprio de arrumação que se tornaria um sucesso mundial. 


O seu hobby pode ser revelador

       Marie Kondo descobriu aquele seria seu negócio promissor quando vivenciava o hobby como consultora de arrumação! A tradicional propaganda boca a boca tornou o serviço conhecido e ela soube identificar as necessidades que via pela frente.

       Reflita sobre quais são os seus hobbies e identifique se é possível tornar isso um negócio. Talvez seja uma proposta inovadora que as pessoas estão esperando! 


Trabalhos voluntários para inserção nas áreas de interesse

       Muitas vezes uma estratégia de inserção na área do seu interesse é realizar um trabalho voluntário. Apesar da falta de remuneração, essa estratégia proporciona networking, visibilidade e experiência.

       Se você tem identificação com algum projeto, causa ou empresa tente estabelecer contato para prestar voluntariamente algum serviço. Assim a empresa conhecerá o seu trabalho e você poderá desenvolver habilidades que serão utilizadas para abrir o seu próprio negócio.

       Outra dica é manter o trabalho fixo que você já possui e se dedicar paralelamente a esse novo negócio. Conforme a demanda aumentar você pode poderá investir ou dedicar-se integralmente ao seu próprio negócio!


Divulgação nas redes sociais

       Criar uma logomarca, entender a essência do seu negócio, missão, visão e valores são processos que aceleram o desenvolvimento da sua empresa. O planejamento e a avaliação de empresas especializadas em consultoria pode ser um diferencial para que você inicie seu negócio de forma estrategicamente posicionada para atingir os clientes certos.

       Mas, comece com o primeiro passo. Planeje seus posts, comece a divulgar seu trabalho e suas ideias de negócios.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

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