Postado em 20 de Janeiro de 2020 às 18h24

Lei Federal garante vagas para irmãos na mesma escola

        Você sabia? A Lei 13.845/19 publicada no ano passado, alterou o inciso V do art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e incluiu a garantia de vagas no mesmo estabelecimento para irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

        A lei pode pôr fim a um problema muito comum enfrentado pelas crianças e seus responsáveis.

        Nosso gabinete, só no ano passado, recebeu inúmeras reclamações de pais e mães com mais de um filho em idade escolar, e que não conseguiram vagas na mesma instituição de ensino.

        A dificuldade de deslocamento entre um escola e outra, o curto tempo dos pais trabalhadores para correr em escolas diferentes, ainda mais quando os filhos são matriculados em horários diferentes e as escolas ficam distantes da residência da família, prejudica em muito no desenvolvimento das crianças e muitas vezes ainda obriga o pai ou a mãe a ficar só em casa, sem poder trabalhar.

        O ECA também determina que a criança e adolescente tem direito ao acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência.

O que devo fazer se eu não conseguir a vaga para meus filhos na mesma escola ou muito distante de minha residência?

        Encaminhe um Requerimento para a Secretaria de Educação do Município solicitando a vaga com fundamento da Lei 13.845/19 e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

        Se for negado, pegue a resposta por escrito e procure a Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Ministério público ou um advogado de sua confiança para analisar e dar andamento ao caso.


Nosso gabinete está sempre a disposição

        Caso você esteja passando por isso, lembre-se que o gabinete do mandato está sempre a disposição para te auxiliar em casos de dúvidas, na elaboração do Requerimento para solicitar a vaga na Creche e em outras orientações sobre este assunto.


Defender o seu direito é a nossa missão

        Se você ficou com dúvidas sobre o assunto pode entrar em contato com a gente pelas nossas redes sociais, pelo WhatsApp (49 9.9834-1580), por meio do Gabinete Virtual ou então nos procurar pessoalmente na Câmara de Vereadores.

 

 

Assessoria Comunicação Vereador Cleiton Fossá

Veja também

Cleiton Fossá defende Projeto de Lei que prevê Matriculas Eletrônicas na rede pública de educação 27/08/20        Garantir praticidade para os pais no momento da matrícula escolar dos filhos. Com esse objetivo, o Vereador Cleiton Fossá apresentou ainda em fevereiro deste ano, o Projeto de Lei Ordinária número 13/2020 que dispõe sobre o registro de matrícula de estudantes de forma eletrônica.        O projeto segue......
Chapecó receberá 626 mil para combater o novo coronavírus30/03/20        Em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (30), a prefeitura municipal de Chapecó, anunciou que receberá através do fundo municipal de saúde, o montante de 626 mil reais para atuar no......
953 mil catarinenses estão imunizados contra a gripe15/05/18 Chapecó – Em Santa Catarina, a campanha de vacinação teve início 23 de abril e, de acordo com a estimativa da população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 7.001.161......

Voltar para NOTÍCIAS