Lei Federal garante vagas para irmãos na mesma escola
Você sabia? A Lei 13.845/19 publicada no ano passado, alterou o inciso V do art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e incluiu a garantia de vagas no mesmo estabelecimento para irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
A lei pode pôr fim a um problema muito comum enfrentado pelas crianças e seus responsáveis.
Nosso gabinete, só no ano passado, recebeu inúmeras reclamações de pais e mães com mais de um filho em idade escolar, e que não conseguiram vagas na mesma instituição de ensino.
A dificuldade de deslocamento entre um escola e outra, o curto tempo dos pais trabalhadores para correr em escolas diferentes, ainda mais quando os filhos são matriculados em horários diferentes e as escolas ficam distantes da residência da família, prejudica em muito no desenvolvimento das crianças e muitas vezes ainda obriga o pai ou a mãe a ficar só em casa, sem poder trabalhar.
O ECA também determina que a criança e adolescente tem direito ao acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência.
O que devo fazer se eu não conseguir a vaga para meus filhos na mesma escola ou muito distante de minha residência?
Encaminhe um Requerimento para a Secretaria de Educação do Município solicitando a vaga com fundamento da Lei 13.845/19 e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Se for negado, pegue a resposta por escrito e procure a Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Ministério público ou um advogado de sua confiança para analisar e dar andamento ao caso.
Nosso gabinete está sempre a disposição
Caso você esteja passando por isso, lembre-se que o gabinete do mandato está sempre a disposição para te auxiliar em casos de dúvidas, na elaboração do Requerimento para solicitar a vaga na Creche e em outras orientações sobre este assunto.
Defender o seu direito é a nossa missão
Se você ficou com dúvidas sobre o assunto pode entrar em contato com a gente pelas nossas redes sociais, pelo WhatsApp (49 9.9834-1580), por meio do Gabinete Virtual ou então nos procurar pessoalmente na Câmara de Vereadores.
Assessoria Comunicação Vereador Cleiton Fossá
Compartilhe!
Veja também
Vereador pede que Estado cumpra repasse constitucional para educação13/Out/201513/10/15há 10 anos Terça-feira, 13 de Outubro de 201513/10/2015Chapecó - Através da moção de apelo 134/15, a Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou pedido para que o governo do Estado cumpra o artigo 170 da Constituição de Santa Catarina, que trata sobre o valor de assistência financeira aos alunos matriculados nas instituições de educação superior. Conforme o autor da moção, vereador Cleiton Fossá, o valor previsto deve ser nunca inferior a 5% que o Estado tem o dever de......
Segurança Pública: um bem dos cidadãos24/Abr/201824/04/18há 7 anos Terça-feira, 24 de Abril de 201824/04/2018Chapecó – Na estrutura da Segurança Pública de Santa Catarina estão as cinco instituições que garantem aos cidadãos os seus direitos e o cumprimento de deveres, são elas: Polícia Militar,......
As pedaladas fiscais da prefeitura de Chapecó06/Mai/201606/05/16há 9 anos Sexta-feira, 06 de Maio de 201606/05/2016Chapecó - Realizando o papel de fiscalização do poder executivo, o vereador Cleiton Fossá identificou que a prefeitura de Chapecó parcelou dívidas em desacordo com a legislação, gerando prejuízo ao Fundo Previdenciário (Simprevi), ou seja, ao erário. Conforme......