Postado em 20 de Janeiro de 2020 às 18h24

Lei Federal garante vagas para irmãos na mesma escola

        Você sabia? A Lei 13.845/19 publicada no ano passado, alterou o inciso V do art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e incluiu a garantia de vagas no mesmo estabelecimento para irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

        A lei pode pôr fim a um problema muito comum enfrentado pelas crianças e seus responsáveis.

        Nosso gabinete, só no ano passado, recebeu inúmeras reclamações de pais e mães com mais de um filho em idade escolar, e que não conseguiram vagas na mesma instituição de ensino.

        A dificuldade de deslocamento entre um escola e outra, o curto tempo dos pais trabalhadores para correr em escolas diferentes, ainda mais quando os filhos são matriculados em horários diferentes e as escolas ficam distantes da residência da família, prejudica em muito no desenvolvimento das crianças e muitas vezes ainda obriga o pai ou a mãe a ficar só em casa, sem poder trabalhar.

        O ECA também determina que a criança e adolescente tem direito ao acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência.

O que devo fazer se eu não conseguir a vaga para meus filhos na mesma escola ou muito distante de minha residência?

        Encaminhe um Requerimento para a Secretaria de Educação do Município solicitando a vaga com fundamento da Lei 13.845/19 e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

        Se for negado, pegue a resposta por escrito e procure a Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Ministério público ou um advogado de sua confiança para analisar e dar andamento ao caso.


Nosso gabinete está sempre a disposição

        Caso você esteja passando por isso, lembre-se que o gabinete do mandato está sempre a disposição para te auxiliar em casos de dúvidas, na elaboração do Requerimento para solicitar a vaga na Creche e em outras orientações sobre este assunto.


Defender o seu direito é a nossa missão

        Se você ficou com dúvidas sobre o assunto pode entrar em contato com a gente pelas nossas redes sociais, pelo WhatsApp (49 9.9834-1580), por meio do Gabinete Virtual ou então nos procurar pessoalmente na Câmara de Vereadores.

 

 

Assessoria Comunicação Vereador Cleiton Fossá

Veja também

Curupira: a saúde em Chapecó anda para trás!21/05/18 Chapecó – Dias, meses e até mesmo mais que um ano, a demora para marcar uma consulta, exame ou cirurgia parece que se tornou normal para os chapecoenses. Se o 6º artigo da Constituição Federal prevê garantir os direitos básicos sociais, a saúde é mais uma área descuidada pelo Munícipio que não consegue suprir a demanda ou......
Reunião debaterá ligação de luz e água em Chapecó26/11/18 Chapecó – Uma decisão judicial está impedindo, desde o mês de setembro, que a Celesc realize novas ligações ou religações de energia elétrica em unidades consumidoras sem habite-se ou......

Voltar para NOTÍCIAS