Postado em 29 de Março de 2020 às 14h40

Os efeitos psicológicos do isolamento social

Cleiton Fossá        Diante de uma situação atípica, como essa, causada pela pandemia do novo coronavírus, é natural que as nossas emoções estejam abaladas, assim como o nosso...

       Diante de uma situação atípica, como essa, causada pela pandemia do novo coronavírus, é natural que as nossas emoções estejam abaladas, assim como o nosso psicológico. Principalmente, pelo fato de que, a maioria de nós, não está frequentando seu local de trabalho, estudo e também às áreas de lazer. A rotina mudou bruscamente.

       O espaço se limita a dentro de casa, sem visitas a familiares e amigos. É uma situação de preocupação, prevenção e muitos cuidados, e cada pessoa reage de uma maneira diferente, considerando às suas vivências e toda a sua trajetória enquanto ser humano e profissional.

       As ruas seguem desertas, as praças cheias de cor e animadas pelas crianças, no silêncio absoluto. Do conforto de nossas casas, longe do habitual, acompanhamos os noticiários com informações de todo o mundo, de milhares de mortes e casos de pessoas infectadas pelo Covid-19. Nos grupos de WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram aparenta que as pessoas não falam de outro assunto, o que é natural. Por vezes, nestas redes também circulam informações falsas, que podem agravar a situação.

       Com o isolamento social, em que a maioria das pessoas está em casa, em quarentena, cuidando de si e dos outros, é preciso se preocupar com o bem estar físico, cuidar da higiene, fazer exercícios físicos e se alimentar corretamente. É muito importante também, se preocupar com a saúde mental.

       Pessoas mentalmente saudáveis vivenciam diariamente um amontoado de emoções como amor, alegria, tristeza, raiva, ansiedade, frustração e são capazes de enfrentar com equilíbrio e destreza todos esses conflitos e perturbações. Como exemplo, em tempos de coronavírus, os níveis de ansiedade tendem a aumentar.

       “Quando estamos ansiosos, tendemos a tratar a incerteza como um resultado ruim. Mas a incerteza é neutra - não sabemos o que vai acontecer”, explica Robert Leahly, diretor do Instituto Americano de Terapia Cognitiva, ao site do jornal The Guardian. Por isso, se faz necessário compreender que a ansiedade é uma reação normal nesta situação incomum e que o anseio por previsibilidade e certezas deve ser deixado de lado.

       Estar bem é estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida e posteriormente reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

       A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um guia com dezenas de recomendações de como enfrentar as consequências psicológicas da pandemia.

       Consumo de notícias: Limite o tempo gasto no consumo de notícias. Procurar apenas uma ou duas atualizações diárias é suficiente. Além disso, busque informações às fontes confiáveis, como sites de notícia com credibilidade e canais oficiais. A OMS também recomenda buscar notícias positivas sobre o assunto, e se necessário afastar um pouco das redes sociais, silenciando perfis e grupos sobrecarregados de notícias ruins.

       Rotina: Manter na medida do possível, rotina com tarefas diárias. Incluir nela diferentes atividades e momentos de relaxamento.

       Saúde e bem estar: Mantenha uma dieta saudável, fazer exercícios físicos, permaneça hidratado e em contato com a luz do sol. Evitar lidar com o estresse usando álcool e tabaco.

       Comunicação com familiares a amigos: Manter contato com a família e amigos por todos os meios disponíveis. Engajar a família e outras redes de apoio para compartilhar informações confiáveis. Falar com pessoas próximas sobre como está se sentindo também pode ser de grande ajuda.

       Mantenha-se calmo, e se necessário busque ajuda psicológica. Se puder, fique em casa.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

    Veja também

    Conheça mais sobre a trajetória de Cleiton Fossá31/08/18 Chapecó – Candidato a deputado estadual em Santa Catarina, Cleiton Fossá tem uma trajetória pautada em defesa do direito dos cidadãos. Vereador reeleito em Chapecó, é advogado e professor universitário. Coloca o nome à disposição dos catarinenses com o compromisso em lutar por mais transparência na gestão pública e pelo......
    Vereadores de Chapecó rejeitam pedidos de informações17/10/17 Chapecó - A base governista rejeitou requerimentos do vereador Cleiton Fossá que solicitavam informações sobre diversas áreas. Na discussão em tribuna, Fossá ressaltou que os dados pedidos não constam no Portal da Transparência da prefeitura, por isso, a......
    Cleiton Fossá propõe mudanças na Educação de Chapecó10/05/18 Chapecó – Nesta quarta-feira, dia 9, o vereador Cleiton Fossá fez uma transmissão ao vivo, por meio das redes sociais, e ressaltou a educação como um dos direitos que, segundo o 6º artigo da......

    Voltar para NOTÍCIAS