Postado em 31 de Julho de 2018 às 10h13

População tem direito a todos os serviços na saúde

Cleiton Fossá         A situação precária da saúde em Chapecó tem feito com que, diariamente, muitas pessoas precisem buscar seus direitos para conseguir algum medicamento ou acesso a...

        A situação precária da saúde em Chapecó tem feito com que, diariamente, muitas pessoas precisem buscar seus direitos para conseguir algum medicamento ou acesso a médico especialista, exame de média ou alta complexidade ou alguma cirurgia.

        O vereador Cleiton Fossá comenta que seu gabinete na Câmara está à disposição da população para esclarecimentos quanto aos encaminhamentos. “Por falta de informações, muitos cidadãos não conhecem seus direitos ou não sabem como devem agir para garanti-los.

        Neste sentido, a prioridade do mandato é estar à disposição do povo chapecoense”, explica ele. Por exemplo: se uma pessoa precisa fazer realizar um procedimento cirúrgico e está aguardando na fila de espera, ela tem direito em saber qual a sua posição e quando a cirurgia deve ser efetuada.

       Sendo assim, o cidadão pode fazer um requerimento de informação à Secretaria de Saúde, que é obrigada a responder em até 20 dias corridos do recebimento. Já no caso de falta de medicamentos, é necessário entrar com o pedido através de documentação.

        “O mandato realiza denúncias sobre a demora no sistema público de saúde e cobra melhorias, porém, temos a obrigação de contribuir com os cidadãos e prestar algum tipo de ajuda”, diz.

         Cleiton Fossá lembra que a população pode acessar diretamente o “Gabinete Virtual”, dentro de sua página na internet, e entrar em “Requerimento de informação”. Lá, há modelos de documentos que o cidadão pode baixar e realizar a solicitação diretamente.

        Os formulários são de pedido de medicamentos em nível municipal e estadual, e de exame, consulta ou cirurgia. É preciso anexar cópia dos documentos pessoais (RG e CPF) do solicitante e seu comprovante de residência.

        No caso de pedido de medicamentos precisa da receita médica; enquanto exame, consulta ou cirurgia é necessário anexar os exames médicos.

        Toda a documentação deve ser entregue na Secretaria de Saúde de Chapecó, em caso de encaminhamentos municipais, ou na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Chapecó, quando envolver o Governo do Estado.

        “Desenvolvemos uma forma para que as pessoas tenha autonomia e possam ter acesso a seus direitos de forma direta”, diz Cleiton Fossá. Mesmo assim, o vereador lembra que o mandato está à disposição da população para qualquer tipo de demanda.

        “Orientamos sempre a população a buscar seus direitos e nosso gabinete está sempre de portas abertas para prestar informações”, comenta.


Endereços

Gabinete Cleiton Fossá

Rua Marechal Bormann, 320-E, Centro

Telefone: (49) 3361-1421 / WhatsApp: (49) 98505-1015

Expediente: Segunda a sexta-feira, das 13h às 19h


Secretaria de Saúde de Chapecó

Rua Floriano Peixoto, 316-L, Centro, Ala Norte da Arena Condá

Telefone: (49) 3321-0090

Expediente: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h


        Qualquer dúvida sobre este ou outro assunto de interesse da população, entre em contato conosco por meio do Gabinete Virtual ou presencialmente, no nosso gabinete na Câmara de Vereadores. 

Estamos sempre a disposição para auxiliar os chapecoenses! 



Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Você Vereador: Demora nas cirurgias

Veja também

Vereador Fossá busca informações09/06/16 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá apresentou, durante as sessões ordinárias desta semana, três requerimentos, no qual solicita informações ao poder executivo. No primeiro documento, Fossá busca esclarecer as renegociações de dívidas que a prefeitura de......
Vereador Fossá faz apelo ao MP para o controle de zoonoses16/03/18 Chapecó – O vereador Cleiton Fossá transmitiu nesta semana no centro de Chapecó, por meio das redes sociais, um debate para pautar o controle de zoonoses no Dia Nacional dos Animais, celebrado no dia 14. O município tem uma......

Voltar para NOTÍCIAS