Postado em 07 de Abril às 17h35

Saúde é o nosso bem mais precioso

Cleiton Fossá | Vereador        Desde o início de janeiro, o mundo todo tem acompanhado com espanto a um fenômeno chamado coronavírus. A pauta saúde nunca esteve tanto em alta, como agora. O...

       Desde o início de janeiro, o mundo todo tem acompanhado com espanto a um fenômeno chamado coronavírus. A pauta saúde nunca esteve tanto em alta, como agora. O veículos de comunicação bombardeiam produções sobre a prevenção, os dados epidemiológicos do Brasil, do mundo e tudo que esteja relacionado a saúde da população.

       Dos últimos 90 dias para cá, a palavra saúde não sai dos trends topics de pesquisas do Google, plataforma que hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet. Toda essa ação não é anormal, porém, atípica, em vista de um país como o Brasil, que tem o sistema único de saúde sucateado e tratado com descaso, por parte de muitos governantes.

       O tema saúde, em tese, deveria estar em constante debate, já que aplica e afeta inúmeros setores, desde o humano, social e financeiro. Ter saúde vai muito além da ausência de doenças, significa ter boas práticas alimentares, exercitar-se regularmente e dedicar-se ao cuidado não só do corpo, mas da mente também. O nosso psicológico é parte importante deste coletivo chamado de organismo.

       Uma vida saudável deve ser a nossa principal preocupação e os cuidados não devem ser pensados em medidas milagrosas, mas, sim, cuidados diários, em constância. Cuidar-se ao longo da vida resulta em melhores condições de saúde, bem estar, estado de espírito animado e boas relações pessoais. Tudo está interligado com a nossa saúde.

Pensando nisso, separamos algumas dicas:

Alimente-se bem, pois através da boa alimentação existe um equilíbrio em nosso corpo e com isso, há menos risco de sofrer infecções e inflamações, mantendo o alto nível de defesa e proteção.

Exercite-se, pois a atividade física, seja caminhando, andando rápido, correndo, dançando ou praticando esportes contribui para uma vida mais feliz e mentalmente saudável.

Cuidados com a higiene são altamente necessário, como tomar banho diariamente, escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia (depois das refeições), usar roupa limpa, cuidar dos cabelos e das unhas, lavar as mãos antes das refeições, não compartilhar roupa íntima, com outras pessoas são algumas das ações que devemos realizar. Afinal, a higiene é uma série de medidas que evitam que micróbios e bactérias, como vermes, penetrem no corpo e causem doenças.

Durma bem e aproveite as diversas funções essenciais para o nosso organismo que o sono tranquilo e relaxado apresenta. Se possível, descanse de 6 a 8 horas diariamente.

Organização é fundamental, segundo estudos que revelam que essa atitude se apresenta como reflexo dos nossos sentimentos. O que está ao nosso redor reflete o que somos e como nos portamos. A organização evita desperdício de tempo, estresse e sujeira.

Cuide da sua mente, e tente manter o equilíbrio de suas emoções, desse modo, poderá ser um indivíduo mentalmente saudável. Se precisar, procure ajuda profissional para te auxiliar.

Conviver com a família e amigos é sempre vantajoso, afinal as pessoas isoladas não têm relação social e podem ao longo prazo desenvolver problemas psicológicos por conta do isolamento. A vida é mais animada, alegre e feliz no coletivo.

Vá ao médico regularmente, porque o acompanhamento médico é uma prática que contribuirá para um diagnóstico detalhado sobre o funcionamento do seu organismo.

       O organismo humano é um todo interligado com a mente, corpo e emoções. Para estar em equilíbrio, é preciso que todas as partes estejam funcionando de igual maneira. Por isso, cuide da sua saúde, cuide de você! 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá
 

Veja também

Fossá cobra melhorias no Hospital da Criança18/10/17 Chapecó - Seguindo pedido de muitos pais, o vereador Cleiton Fossá esteve na noite de terça-feira no Hospital da Criança (HC), onde novamente constatou a demora no atendimento às crianças, bem como, a falta de um local adequado para os familiares aguardarem. Na fiscalização, Fossá verificou que havia dois médicos atendendo no HC, mas que a demanda é muito superior, com crianças esperando mais de seis horas por......
Terceiro caso de Coronavírus é registrado em Chapecó24/03        Na manhã desta terça-feira (24), a prefeitura municipal divulgou que Chapecó registra até o momento, mais um caso confirmado do novo Coronavírus, ao todo são três.    ......
Falta de medicamentos: E agora, o que fazer?22/05/18 Chapecó – A falta de medicamentos na rede municipal de saúde de Chapecó é recorrente e preocupa o vereador Cleiton Fossá. O mandato tem recebido reclamações constantes de usuários do Sistema......

Voltar para NOTÍCIAS