Postado em 08 de Abril de 2020 às 14h09

5 locais com estratégias bem-sucedidas de combate ao Coronavírus

Cleiton Fossá        Em um quadro global atingido por um vírus, os países lutam para lidar com o problema da melhor maneira. É possível focar mais no problema em si, que são as...

       Em um quadro global atingido por um vírus, os países lutam para lidar com o problema da melhor maneira. É possível focar mais no problema em si, que são as consequências, ou atentar-se e investigar as causas, para assim buscar soluções efetivas.

       Alguns países estão alcançando bons resultados, outros, nem tanto. Enquanto a China, Estados Unidos, Itália e Espanha sofrem com consequências mais drásticas, outros se sobressaem por empregar medidas efetivas que contém a propagação do vírus e dessa forma amenizam a crise.

       Entre os países que conseguiram êxito, se observa uma característica em comum das estratégias utilizadas: a realização de testes em massa, não apenas em pacientes graves. Para exemplificar este cenário, trouxemos cinco exemplos de locais que estão se saindo bem nessa luta.


Alemanha e seu índice baixo de mortes por Covid-19

       Após a certificação da situação de emergência, o governo alemão foi rápido e atuou principalmente, na redução de possibilidades de contágio. Deste modo, expandiram o número de exames, com o objetivo de identificar os portadores do vírus rapidamente e assim retardar a propagação da doença. Hoje o país é o quinto país com maior número de infectados no mundo pelo Covid-19, porém o número de vítimas fatais é muito menos do que outros países que possuem números semelhantes de infecções. São realizados por semana, 160 mil testes de diagnóstico.


Japão contraria estratégia de isolamento social

       Sendo o país com maior proporção de pessoas com mais de 65 anos do mundo e por apresentar alto nível de consumo de tabaco da população, o Japão seria terreno fértil para a propagação do vírus. Mas, também pensando em realizar testes na população, o país buscou identificar focos de infecção, grupos de contágio e isolá-los e assim controlou a proliferação da doença. Além disso, o governo fez recomendação de distanciamento, mas não optaram pelo isolamento social total. Apenas das pessoas e grupos identificados.


Singapura atua com detetives de doença

       Utilizando de uma estratégia avançada, o país utilizou detetives de doenças para descobrir onde o vírus estava e assim, cortou a cadeia de contágio. A detecção consiste em identificar a cadeia do vírus de uma pessoa para outra, ou seja, identificar a pessoa e todos seus contatos próximos para que sejam isolados o quanto antes.

      Por exemplo, ao saber que um motorista de táxi estava infectado, a polícia rastreia as pessoas que usaram o táxi e avisam, por mensagem de texto, para que permaneçam isolados.


Vo’Euganeo cidade da Itália e seu experimento único no mundo

       Na busca por diagnosticar o maior número de pessoas possíveis, a cidade conseguiu conter a epidemia local. Em uma escola da cidade, foi instalado um centro de análise para examinar todos os moradores de desejassem.

       Com quase todas as pessoas da cidade diagnosticadas, foram detectadas 89 pessoas infectadas pelo vírus. Essas foram ordenadas a permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias. Nisso tudo, um fator chamou a atenção: destas pessoas infectadas entre 50% e 60% deles apresentaram poucos sintomas ou nenhum. 

     Dessa forma, as autoridades concluíram com o experimento inédito demonstrou que o período de gestação do vírus é de duas semanas e que qualquer estratégia de contenção deve levar em conta o alto número de pessoas de pessoas infectadas assintomáticas.


Coréia do Sul como exemplo no mundo

       Com a realização de cerca de 10 mil exames diários e medidas rigorosas de isolamento por regiões, o país vizinho do país o qual o vírus teve sua origem (China), a Coreia do Sul apresenta taxa de mortalidade baixas.

       Levou se em consideração uma das principais causas do problema de disseminação do vírus, que é a apresentação de poucos sintomas ou nenhum nas pessoas infectadas. Desta maneira, identificando não somente as pessoas que estão em caso grave e isolar todos casos.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

  • Cleiton Fossá -

Veja também

Projeto de Lei dispõe da milhagem da passagem áerea em prol do cidadão de Chapecó!13/05/19         Pensando em todos os cidadãos de Chapecó, encaminhei o projeto de lei que dispõe sobre a conversão de milhagem das passagens aéreas adquiridas com recursos públicos.         Segundo o projeto que encaminhei na câmara essas milhagens serão utilizadas para cidadãos e cidadãs de Chapecó que......
IBGE contratará 6,5 mil profissionais temporários 11/09/20        O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contratará 6,5 mil profissionais temporários para realização de pesquisas estatísticas e geocientíficas. As......
Fossá quer distrito industrial no bairro São Pedro28/07/15 Chapecó - Viabilizar políticas públicas de geração de emprego, crescimento econômico e inclusão social em Chapecó. Esse é o objetivo da audiência pública proposta pelo vereador Cleiton Fossá para discutir a implantação de um distrito industrial na grande......

Voltar para NOTÍCIAS