Postado em 13 de Julho de 2017 às 20h57

Audiência Pública debate situação de serviços de telefonia e internet

Chapecó – Na manhã desta quinta-feira (13), o Poder Legislativo de Chapecó realizou Audiência Pública, proposta pelo vereador Cleiton Fossá, com o intuito de abordar sobre a prestação de serviços de telefonia fixa, móvel e de internet no município de Chapecó. Estiveram presentes, além do proponente, o coordenador do Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Chapecó, Paulo Balancelli, acompanhado por Guilherme Reginato Tillmann.

Das empresas, a representante regional da empresa de telefonia Oi, Katia Garbin; os representantes regionais da empresa de telefonia Tim, Patrick de Azevedo Ferreira e Marcelo Rodrigues Benthiem, e os representantes regionais da empresa de telefonia Vivo, Douglas Pastusak e Renan Vinicius Di Domenico. Na oportunidade, os representantes explicaram como é o funcionamento dos serviços prestados por suas empresas, tanto para telefonia como para internet. Falaram ainda sore a abrangência do sinal para estes serviços, nas áreas urbana e rural de Chapecó.

O vereador Cleiton Fossá, que busca desde 2014 a realização deste encontro, questionou os representantes a respeito das constantes reclamações de cidadãos chapecoenses, insatisfeitos com os serviços das empresas, os quais buscam através do Procon a resolução das dificuldades. Como encaminhamento do encontro, o parlamentar encaminhará ofício a todas as empresas solicitando as informações técnicas para a ampliação dos serviços, sobre os congestionamentos das redes, obrigatoriedade para atendimento em área rural, bem como as 'áreas de sombra'- locais de difícil abrangência dos serviços.

Também, será encaminhado documento solicitando à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o cronograma e as ações preventivas para as atividades da área. Conforme Fossá, a avaliação da Audiência Pública foi extremamente positiva, pois foi possível compreender que as empresas cumprem as normativas da Anatel, porém, não informam com precisão aos consumidores sobre os produtos e serviços ofertados. "Por exemplo, para a região da Grande Efapi é vendido internet 3G, mas não há este serviço disponível naquela área", resume

Legislação

Fossá salienta que todas as informações serão analisadas e servirão de base para encaminhar a atualização da legislação municipal de instalação de equipamentos de telefonia e internet. A lei municipal atual é do ano 2000. "A legislação municipal precisa ser atualizada, de acordo com a legislação federal, para garantir a expansão e melhorar a qualidade dos serviços em Chapecó".

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Fossá pede maior atenção do Estado à Segurança Pública19/02/16 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá diz que é muito preocupante a situação da Segurança Pública em SC. Em 2008, haviam 13 mil policiais militares, hoje são cerca de 10 mil. O governo do Estado já adiou quatro vezes a chamada dos 658 aprovados no concurso de 2015 para fazerem o curso. Ainda, há aproximadamente 1.100 aprovados prontos para serem convocados para o curso. Se não houver novo adiamento, o curso deve......

Voltar para NOTÍCIAS