Postado em 04 de Outubro de 2018 às 10h53

Cleiton Fossá defende Porto Seco no Aeroporto de Chapecó

Cleiton Fossá Chapecó – A ampliação e modernização do aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, é essencial para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina,...

Chapecó – A ampliação e modernização do aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, é essencial para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina, especialmente da grande região Oeste. O município já está consolidado como a capital catarinense dos Eventos de Negócios, sendo que o público principal que utiliza o local tem o perfil predominante corporativo e/ou executivo. Porém, é preciso pensar além. Enquanto candidato a deputado estadual, defendo que o Aeroporto de Chapecó seja transformado em Porto Seco, tornando-se também referência em importação e exportação.

É importante explicar que uma Estação Aduaneira Interior (EADI), também conhecida como Porto Seco, é um depósito alfandegário para receber cargas e operar como espaço de armazenamento para importadores e exportadores. Alguns municípios de Santa Catarina já possuem esse sistema, que consiste em um terminal terrestre diretamente ligado por estrada, via férrea ou aérea, que seria o exemplo que defendo aqui. Chapecó deve ser o carro-chefe do progresso do grande Oeste e a efetivação do Porto Seco no Aeroporto incentivaria ainda mais o desenvolvimento de toda região.

Entendo que o Porto Seco é importante para a movimentação financeira e para a geração de empregos e renda, garantindo o desenvolvimento econômico e social do Oeste. Os principais benefícios da EADI são a diminuição de custos de transporte e maior agilidade na movimentação das mercadorias. Para a efetivação do Porto Seco será necessária instalação física que atenda aos critérios e especificações distintas de armazenamento, com capacidade estrutural suficiente para o recebimento de vários tipos de produtos e suportando suas especificações e qualificações técnicas.

O Aeroporto

Além do Porto Seco, o Serafim Enoss Bertaso precisa de melhorias estruturais urgentes, a fim de comportar a demanda de passageiros. Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2017 foram 467.930 pessoas entre embarques e desembarques em Chapecó, 11,44% a mais do que em 2016, quando foram 419.895 passageiros. O turismo de negócios segue sendo o carro-chefe da movimentação de cidadãos. Só ano passado 230 grandes eventos foram realizados no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, com uma circulação superior a 200 mil pessoas.

Neste sentido, a ampliação do terminal de passageiros e a elevação de categoria do Aeroporto de Chapecó são fundamentais para a efetivação das condições de ofertas de novos voos e operação de aeronaves maiores. Isso porque, hoje, o Aeroporto opera com categoria de nível cinco, que restringe a movimentação a 900 operações por trimestre, enquanto a estrutura do terminal é de 1,1 mil metros quadrados. Este espaço já é pequeno para atender a demanda, que se aproxima de 1,5 mil pessoas por dia e 35 mil mensalmente, entre embarques e desembarques. Precisamos avançar neste assunto.

Atualmente, o Serafim Enoss Bertaso recebe cerca de 45 voos comerciais semanais, sendo que três companhias aéreas operam em Chapecó – Azul, Gol e Avianca. O local atende uma região de 300 municípios do Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul, compreendendo uma população de 2 milhões de habitantes. Nosso aeroporto é estratégico e precisa receber os devidos investimentos para se modernizar, para desde modo poder receber novos voos e mais pessoas, além de efetivarmos o Porto Seco, tornando-se referência na importação e exportação.

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

É preciso conscientização neste período

Veja também

Mauro Mariani será oficializado candidato a governador03/08/18 Depois de mobilizar mais de 5 mil pessoas em quatro encontros macrorregionais, o MDB de Santa Catarina caminha para sua convenção com uma unidade histórica. Pré-candidato ao Governo do Estado, o deputado Mauro Mariani, cujo nome será homologado neste sábado, dia 4, destacou que o MDB catarinense nunca esteve tão focado em dar uma nova guinada na gestão......
Posto de Saúde do Esplanada ainda não está pronto19/06/20 Nos últimos dias do mês de julho de 2014, às obras do Posto de Saúde do Esplanada iniciaram. Um investimento de milhões de reais que beneficiaria milhares de pessoas de Chapecó e Região. Contudo, nestes......
Samicler Gonçalves: O homem que se recusou a morrer16/04/18 Chapecó – O menino de camiseta branca e calça azul estava sentado em frente a sala. Movimentou os pés e mexeu rapidamente as mãos. Olhou de um lado para o outro. Repetiu duas vezes os movimentos com a cabeça. Pegou o......

Voltar para NOTÍCIAS