Cleiton Fossá incentiva Política Pública Cultural e debate situação dos artistas no município
Receber os aplausos do público, o afeto e o reconhecimento pela dedicação. Artistas de Chapecó estão impedidos de vivenciar esses momentos desde o início da pandemia. Para debater Política Pública Cultural em Chapecó, ações efetivas no cenário pós-pandemia, Lei Aldir Blanc e a realidade dos artistas locais e regionais, o Vereador Cleiton Fossá promoveu uma live na noite de terça-feira (18) com Augusto Zeiser e Clodoaldo Calai, referências no âmbito artístico do município.
Os setores culturais criativos movimentam mais de 171 bilhões de reais por ano, equivalente a 2,61% de toda riqueza nacional. "Muitos acreditam que o setor cultural não movimenta o país, o estado ou município porque os números nunca são falados. Entretanto, existe um orçamento para a cultura e o setor cultural foi um dos mais afetados", pontuou Fossá.
Fossá também explanou sobre a Lei Aldir Blanc (nº 14.017), criada em junho deste ano com o intuito de oportunizar uma renda emergencial para os trabalhadores da Cultura. A Lei também prevê manutenção dos espaços culturais e deve ser apresentada ao legislativo chapecoense nos próximos dias para ser regulamentada em Chapecó.
O Artista de Teatro, Diretor e Produtor Clodoaldo Calai, que também é Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Chapecó explana sobre a Lei e o impacto que a pandemia causou aos artistas. "A Lei vem num momento muito importante porque os artistas foram os primeiros a parar e serão os últimos a voltar. Para quem trabalha com público, apresentações artísticas, com aglomeração de pessoas é um ano praticamente perdido.
Alguns conseguiram manutenção pelas redes sociais, por outras mídias, mas não são todas as pessoas que trabalham com a cultura que se adequam a esse mecanismo", frisa Clodoaldo.
Jornalista e Produtor Audiovisual Augusto Zeiser explanou sobre a paralisação no setor de eventos, de cinema e audiovisual no município. "O momento é muito difícil, delicado e estamos nos agarrando nos editais. Em um levantamento prévio, o setor de audiovisual movimentou cerca de um milhão de impostos para o município no ano passado.
Todo investimento em cultura, retorna ao município, temos artistas de Chapecó que viajam o país inteiro e precisamos desse apoio", enfatizou Zeiser.
Os desafios da cultura não são só do futuro, são do presente. O Vereador explica que muitos profissionais entraram em contato com o mandato para efetivar a Lei e receberem apoio. "O cenário pós-pandemia vai exigir muita maturidade dos gestores públicos e dos políticos. Será necessário inovar e vamos apresentar um plano de recuperação para todos os setores, principalmente o cultural", destaca.
Participe, apresente sua demanda ao vereador e fique por dentro da atuação do mandato por meio das nossas redes sociais: Facebook - Instagram e nosso WhatssApp.
Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá
Compartilhe!
Veja também
O perfil do trabalhador: reflexões sobre sua condição!30/Abr/201830/04/18há 7 anos Segunda-feira, 30 de Abril de 201830/04/2018Chapecó – Às vésperas da comemoração do dia do trabalhador nos colocamos diante de dois processos antagônicos. O primeiro é o reconhecimento da importância do trabalho em nossa sociedade e o valor do produto final gerado pelos meios de produção. Acreditamos que o trabalho não é apenas uma troca da mão de obra por......
Atitudes que fazem de você um cidadão!13/Mai/201913/05/19há 6 anos Segunda-feira, 13 de Maio de 201913/05/2019 Hoje vou falar um pouco para você, munícipe de Chapecó, sobre algumas atitudes que fazem de você um verdadeiro cidadão. O termo cidadão e cidadania não......
Após reivindicação do mandato, finalmente moradores tem Transporte Coletivo 13/Jan/202013/01/20há 5 anos Segunda-feira, 13 de Janeiro de 202013/01/2020 O transporte coletivo está entre as principais demandas recebidas pelo mandato. Bairros e comunidades do interior com poucos horários e paradas de ônibus sem cobertura ou lugares para se sentar são os......