Postado em 17 de Abril de 2018 às 18h12

Estado, Administração e Desenvolvimento: Políticas públicas a serviço da sociedade

Cleiton Fossá Chapecó – A ideia do progresso não é recente em nossa sociedade. Logo, a sociedade manifesta o desejo de condições de vida melhores. Com a ocorrência da Revolução...

Chapecó – A ideia do progresso não é recente em nossa sociedade. Logo, a sociedade manifesta o desejo de condições de vida melhores. Com a ocorrência da Revolução Industrial na Europa, os centros urbanos tiveram crescimento significativo, acarretando para a classe trabalhadora uma série de situações que ressaltam problemas históricos, como a exploração e os baixos salários. Nas primeiras décadas do século XX, o retrocesso econômico e os problemas sociais combinados com a grande depressão de 1929 deu fim a crença que a economia de mercado poderia gerar as condições de equilíbrio social.

A partir dos anos de 1930 o Estado assume um novo papel, a promoção do desenvolvimento, tanto econômico como social. O Estado de Bem-Estar Social pode ser considerado uma resposta às consequências causadas pela economia de mercado. Nesta perspectiva, o Estado atua e corrige as falhas de mercado. Logo, promove desenvolvimento por meio de ações e serviços públicos.

A expansão das funções do Estado exige o aperfeiçoamento da administração pública. Da administração patrimonialista para a nova gestão de serviços públicos muitas reformas e contrarreformas foram se constituindo ao longo dos anos. À administração pública cabe, além de cumprir a legislação, atender com eficiência os interesses públicos de toda coletividade. Os problemas de nossa sociedade florescem e cada vez mais demandam respostas do poder público.

A solução de problemas sociais, bem como a proposição de iniciativas que visem à promoção da atividade econômica pode ser equacionada por meio de políticas públicas. Nas mais variadas formas, as políticas públicas significam a resposta do Estado em relação às pressões da sociedade em geral que buscam o enfrentamento de problemáticas que permeiam o ambiente em que esta sociedade está inserida.

As políticas públicas em síntese visam à melhoria de uma condição estabelecida. Como exemplos de políticas públicas podemos ressaltar as linhas de crédito do BNDES e o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que implicam na nossa vida direta e indiretamente. O desenvolvimento na sua concepção moderna está diretamente relacionado à ideia de melhoria das condições de vida e permeia pelo menos quatro dimensões: I) econômica; II) social; III) institucional; IV) ambiental.

Desta maneira, é correto afirmar a expressiva importância do Estado, da administração pública e das políticas públicas no processo de desenvolvimento. O Estado enquanto instituição deve ocupar a função da promoção social sem se esquecer de seu papel na economia, inovação e geração de novas oportunidades, por sua deve estar a serviço de toda a sociedade, oportunizando liberdade e igualdade a todos!

Esta realidade não é diferente no âmbito municipal. A prefeitura de Chapecó, por exemplo, possui diversas responsabilidades com o cidadão. Entre estas responsabilidades pode-se citar a oferta de serviços de saúde, educação infantil, mobilidade urbana e habitação.

 

Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá e Juliano Luiz Fossá, doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Veja também

Secretária de Saúde presta esclarecimentos12/09/16 Chapecó - A Câmara de Vereadores de Chapecó realizou, na tarde desta segunda-feira, dia 12, reunião de trabalho sobre agendamentos de procedimentos e atendimentos na Secretaria de Saúde. Proposição do vereador Cleiton Fossá, o encontro teve participação da secretária de Saúde, Caroline Constanci Berranin, da diretora da Secretaria, Gilvana Mossi Schneider, e do médico Luiz Desessards, responsável pelo setor de......
Fossá avalia dois primeiros anos de mandato22/12/14 Chapecó - Encerrando o segundo ano de mandato como vereador em Chapecó, Cleiton Fossá promoveu debate em áreas que impactam diretamente na vida dos cidadãos chapecoenses, buscando resolver problemas cotidianos. Dentro das prerrogativas de vereador, temas como......
ONG trabalha no combate ao suicídio23/09/14 Chapecó - O coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Santa Catarina, João Régis da Silva, participou da sessão da Câmara de Vereadores de Chapecó na manhã desta terça-feira (23). Ele atendeu convite através do requerimento 238/14, do vereador......

Voltar para NOTÍCIAS