Postado em 09 de Abril de 2020 às 11h26

Passo a passo para fazer sua máscara de proteção em casa

Cleiton Fossá        De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a melhor forma de prevenir o contágio da Covid-19 é o isolamento social, lavar as mãos com água e...

       De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a melhor forma de prevenir o contágio da Covid-19 é o isolamento social, lavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir a boca com o cotovelo ao tossir e espirrar, e evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos. No entanto, o uso de máscaras faciais também pode impedir a propagação de gotículas respiratórias que podem conter o vírus.

      Na falta de máscaras profissionais e farmacêuticas, você mesmo pode fazer a sua caseira para se proteger. Para isso, você pode utilizar dois pedaços de tecido de algodão ou uma camiseta velha.

       Para fazer a máscara com os pedaços de tecido de algodão você precisa de: dois retângulos de tecido de algodão de 25 cm por 15 cm; duas tiras elásticas (podem ser elásticos para prender cabelo, gominhas ou tiras de tecido), agulha e linha, tesoura, régua e lápis. E seguir os seguintes passos:

  • Recorte os dois retângulos de tecido de algodão que pode ser de um lençol ou um pano acolchoado.
  • Faça uma bainha de 0,6 cm nos lados mais compridos e uma bainha de 1,25 cm nos lados mais curtos.
  • Depois de costurar as bainhas com uma linha, introduza os elásticos nas bainhas mais largas. Serão as tiras que você usará para sujeitar a máscara nas suas orelhas. Após introduzir os elásticos, amarre os extremos.
  • Puxe suavemente as tiras elásticas até que os nós fiquem dentro da bainha. Em seguida, junte os dois extremos da máscara unidos pelos elásticos até ajustá-los ao tamanho do seu rosto e costure os elásticos no tecido para fixá-los.


       Se você não tem muita facilidade para costurar, confeccionar sua máscara com uma camiseta velha pode ser mais prático. Entenda como fazer:

  • Corte a parte inferior da camiseta, com uma largura de 17 a 20 cm.
  • Desse pedaço de camiseta, recorte um retângulo de 15 a 17 cm;
  • Faça um corte na metade das extremidades que restaram após recortar o retângulo.
  • Amarre as bordas inferiores no pescoço e as superiores na cabeça, de modo que a máscara se ajuste ao seu rosto. Faça um laço ou nó com as tiras.


       É importante que para proteger o suficiente, a máscara tenha pelo menos duas camadas, se ajuste com facilidade no rosto e deve cobrir do queixo até o nariz. Também não pode dificultar a respiração.

      É necessário que para retirar e colocar a máscara você esteja com as mãos higienizadas. Além disso, é necessário desinfetá-la e para você tem duas opções: lavar na máquina de lavar com sabão ou deixa-lá de molho por cerca de 20 minutos em água e sabão ou água sanitária.

       O uso deve ser individual, contudo sua utilização não é recomendada a crianças menores de dois anos e pessoas com dificuldades para respirar e as que não conseguem tirar a máscara sozinhas.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá





  • Cleiton Fossá -

Veja também

Fossá avalia dois primeiros anos de mandato22/12/14 Chapecó - Encerrando o segundo ano de mandato como vereador em Chapecó, Cleiton Fossá promoveu debate em áreas que impactam diretamente na vida dos cidadãos chapecoenses, buscando resolver problemas cotidianos. Dentro das prerrogativas de vereador, temas como saúde, educação, segurança pública, inovação tecnológica, ética e transparência pública foram áreas de forte atuação nesta primeira metade de legislatura e......
Educação Infantil de Chapecó: Um direito de todos os chapecoenses02/05/19         A sociedade brasileira obteve grandes conquistas com a Constituição Federal de 1988, sendo uma delas a Educação Infantil como um direito de todos, onde o Estado tem o dever de ofertar a vaga.  ......

Voltar para NOTÍCIAS