Programa Câmara Transparente: Entenda o que é, e como funciona!
Você conhece a proposta do Programa Câmara transparente? O Programa consiste na realização de audiências públicas quadrimestrais para análise e avaliação do planejamento e execução orçamentária e financeira da Câmara Municipal de Chapecó.
A criação desse programa tem como objetivo a transparência na prestação de contas do Legislativo Municipal à população chapecoense. E desse modo, criar uma aproximação maior do órgão legislativo com todo o povo chapecoense.
Como será realizado o programa?
A Audiência Pública Quadrimestral deverá ser transmitida ao vivo e será precedida da divulgação e entrega de relatório onde serão discriminadas todas as transferências recebidas da Prefeitura e despesas realizadas pela Câmara Municipal de Chapecó.
O relatório divulgará as disponibilidade financeiras e, especialmente, as seguintes despesas do Legislativo, a serem submetidas à apreciação na audiência pública:
Adiantamentos e diárias;
Despesas com participação em cursos e seminários;
Despesas com telefonia;
Despesas com homenagens;
Despesas com combustíveis;
Despesas com contratos e compras realizadas no período;
Investimentos (obras e equipamentos);
Despesas com pessoal;
Despesas com publicidade;
O Projeto ainda prevê a apresentação de relatórios individualizados de todos os gastos de cada Vereador e do seu respectivo gabinete. Ou seja, a população poderá saber quanto cada vereador está gastando com salários, telefones, propagandas, entre outras contas.
Onde as informações serão divulgadas?
A divulgação das informações será feita no site da Câmara Municipal de Chapecó. Nesse sentido, será criado um espaço denominado "C MARA TRANSPARENTE".
Nele serão divulgados todos os links e informações relativas à transparência. O espaço será também destinado a dar publicidade aos atos oficiais, informações de interesse público, relatórios e demonstrativos das despesas, inclusive os gastos individualizados por gabinete.
Sendo assim, a iniciativa irá assegurar aos cidadãos de Chapecó o acompanhamento de forma simples, das despesas dos agentes públicos.
Qual a importância desse projeto?
Esse projeto é de suma importância, pois permitirá maior transparência e controle do gasto público, fundamentos do Estado Democrático de Direito, garantindo que a população não só possa acessar as informações mas de fato compreendê-las, e caso necessário cobrar explicação dos agentes públicos.
Hoje a Câmara Municipal já disponibiliza importantes ferramentas de consulta em seu site (CONSULTAS >> Prestando Contas >>) onde é possível acessar documentos como:
Relatórios Ouvidoria;
Gestão Fiscal;
Balanço;
Execução Orçamentária;
Relatórios Gestão.
O que mais é possível acessar no site da Câmara?
É possível ainda acessar no Campo próprio () disponível no site da Câmara a legislação atual sobre:
Diárias;
Portaria 70/2016 que institui a Comissão de Avaliação de Informações - CAI;
Endereço e orientações para Atendimento ao Cidadão;
Formulário de pedido de informações;
Relatórios de Gestão;
Julgamento das Contas do Município;
Sistema de Gerenciamento de Gabinete Parlamentar - SGGP.
Entretanto, mesmo as informações estando disponíveis, com notas explicativas inclusive, boa parte da população não consegue compreendê-las. Poucos são os que de fato entendem de onde vem e para onde vai o dinheiro público que circula pela Câmara Municipal.
Outro ponto que dificulta o entendimento da população é que os links de acesso ficam em campos separados e não centralizados, e essa é uma das mudanças que o programa "C Mara transparente" irá trazer.
Aproximando a Câmara da população
A Câmara Municipal, tem o dever de fiscalizar as ações do executivo. Os seus representantes são eleitos através do voto popular, um dos direitos democráticos conquistado pelo povo durante a história.
Em virtude disso, os vereadores devem dar o exemplo da transparência, já que trabalham firmemente para isso. Dessa maneira, a elaboração da proposta orçamentária bem como a execução do orçamento aprovado devem ser apresentados de maneira clara para toda a população.
Também é dever da câmara apresentar a prioridade de gastos assim como os procedimentos utilizados para esse fim, e o "Programa C Mara transparente" traz em seu propósito essa transparência.
Essa seria mais uma conquista para toda a população chapecoense que poderia, inclusive, acompanhar e cobrar todos os vereadores no que diz respeito à responsabilidade com os gastos públicos. No entanto, o Projeto recebeu parecer contrário na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.
Entenda:
Recentemente a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, por maioria, deu parecer pela inconstitucionalidade da medida.
O Relator da proposta, Vereador Diego Alves (PP) entendeu em seu voto que há “falta de interesse público em se despender recursos públicos e servidores públicos em audiências públicas desnecessárias”.
Para o Vereador Cleiton Fossá,
“em que pese as alegações de inconstitucionalidade e ilegalidade do Projeto de Resolução 119/2019, temos de forma bem clara que houve explícito equívoco de interpretação sobre referida proposição, pois a proposta é legal, constitucional e uma importante ferramenta de efetivação da transparência pública”,
e acrescenta: “é uma pena pois quem perde é toda a comunidade, pois a população deixa de ter a possibilidade de obter um espaço de construção e exercício da cidadania, no qual ela mesma pode questionar os agentes públicos diretamente e esclarecer dúvidas”
Fossá apresentará Recurso Contra o Ato de Arquivamento, conforme disposições do Regimento Interno da Câmara, Recurso esse que deve ser julgado pelo Plenário e se aprovado/deferido pode colocar o Projeto novamente em votação.
Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá
Compartilhe!
Veja também
Governo Caramori é derrotado em votação22/Abr/201422/04/14há 11 anos Terça-feira, 22 de Abril de 201422/04/2014Chapecó - O governo Caramori sofreu um revés nesta terça-feira (22) durante a sessão da Câmara de Vereadores de Chapecó. Três recursos apresentados pelo vereador Cleiton Fossá, contra arquivamento de três projetos de sua autoria, foram votados e aprovados por maioria de votos. Enquanto os sete vereadores de oposição estavam presentes na sessão e votaram a favor dos recursos, apenas seis vereadores da base governista......
Fossá avalia dois primeiros anos de mandato22/Dez/201422/12/14há 10 anos Segunda-feira, 22 de Dezembro de 201422/12/2014Chapecó - Encerrando o segundo ano de mandato como vereador em Chapecó, Cleiton Fossá promoveu debate em áreas que impactam diretamente na vida dos cidadãos chapecoenses, buscando resolver problemas cotidianos. Dentro das prerrogativas de vereador, temas como......
Cleiton Fossá pede informações sobre Secretaria19/Jun/201519/06/15há 9 anos Sexta-feira, 19 de Junho de 201519/06/2015Chapecó - Seguindo as prerrogativas do vereador, que é fiscalizar os atos do poder executivo e legislar, o vereador Cleiton Fossá apresentou requerimento na Câmara de Chapecó solicitando à Secretaria de Articulação Institucional a apresentação de todas as......