Postado em 27 de Agosto às 16h16

Brasil não possui casos de reinfecção por Covid-19


       O Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, esclareceu que, até o momento, o Brasil não possui casos confirmados de reinfecção pela Covid-19. O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde na noite de quarta-feira (26). 

        Segundo Eduardo Macário, o Ministério da Saúde tem prestado apoio para as equipes de vigilância das secretarias estaduais e municipais de saúde envolvidas na investigação de supostos casos.

       "Uma segunda infecção é um evento raríssimo e, no Brasil, a maioria dos casos investigados apontam para a ocorrência de resultados falsos positivos, amostras contaminadas e para a detecção de partículas virais inertes sem capacidade de transmissão", destacou.

       O Ministério da Saúde diz que todos os casos suspeitos de reinfecção pela doença foram investigados e descartados pelas equipes de vigilância epidemiológica dos estados e municípios.

       O Diretor pontuou que somente um caso de reinfecção foi confirmado em Hong Kong. "No Brasil a maioria dos casos que estão sendo investigados apontam para resultados falso positivos, amostras alteradas.

       De qualquer forma o Ministério tem acompanhado esses supostos casos junto com os laboratórios parceiros, Fiocruz, Instituto Adolfo Lutz e Instituto Carlos Chagas", afirmou Macário. 

        A pasta informou ainda que o diagnóstico precoce é fundamental para identificar a doença e que as medidas de isolamento auxiliam na redução de novas infecções. 

       Até 26 de agosto, o Ministério da Saúde distribuiu 14,2 milhões de testes para diagnósticos da Covid-19, sendo 6,2 milhões de RT-PCR (biologia molecular) e 8 milhões de testes rápidos (sorologia). 

Participe, apresente sua demanda ao vereador e fique por dentro da atuação do mandato por meio das nossas redes sociais: Facebook - Instagram e nosso WhatssApp.



Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá


Veja também

Fossá faz moção por maior efetivo policial02/03/18 Chapecó – Uma moção de apelo solicita reforço no efetivo policial de Santa Catarina. A proposição é direcionada ao Governo Estadual e é de autoria do vereador Cleiton Fossá. O vereador explica que, por se tratar de um governo novo, se faz necessário que mais um pedido como esse seja feito. “É importante que os vereadores de......
Comissionados custam um “Elevado da Sadia” por ano10/08/18 Chapecó – A prefeitura de Chapecó assinou no dia 8 de agosto financiamento de R$ 15 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, para a construção do “Elevado da Sadia”, no entroncamento das......
Déficit em 2015 da prefeitura de Chapecó superou R$ 32 milhões21/06/17 Chapecó - Os vereadores de Chapecó deliberaram durante a sessão desta quarta-feira, dia 21, sobre a prestação de contas da prefeitura de Chapecó do exercício fiscal de 2015. Embora o Ministério Público de Contas tenha recomendado a rejeição das contas, o......

Voltar para NOTÍCIAS