Postado em 27 de Agosto de 2020 às 16h16

Brasil não possui casos de reinfecção por Covid-19


       O Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, esclareceu que, até o momento, o Brasil não possui casos confirmados de reinfecção pela Covid-19. O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde na noite de quarta-feira (26). 

        Segundo Eduardo Macário, o Ministério da Saúde tem prestado apoio para as equipes de vigilância das secretarias estaduais e municipais de saúde envolvidas na investigação de supostos casos.

       "Uma segunda infecção é um evento raríssimo e, no Brasil, a maioria dos casos investigados apontam para a ocorrência de resultados falsos positivos, amostras contaminadas e para a detecção de partículas virais inertes sem capacidade de transmissão", destacou.

       O Ministério da Saúde diz que todos os casos suspeitos de reinfecção pela doença foram investigados e descartados pelas equipes de vigilância epidemiológica dos estados e municípios.

       O Diretor pontuou que somente um caso de reinfecção foi confirmado em Hong Kong. "No Brasil a maioria dos casos que estão sendo investigados apontam para resultados falso positivos, amostras alteradas.

       De qualquer forma o Ministério tem acompanhado esses supostos casos junto com os laboratórios parceiros, Fiocruz, Instituto Adolfo Lutz e Instituto Carlos Chagas", afirmou Macário. 

        A pasta informou ainda que o diagnóstico precoce é fundamental para identificar a doença e que as medidas de isolamento auxiliam na redução de novas infecções. 

       Até 26 de agosto, o Ministério da Saúde distribuiu 14,2 milhões de testes para diagnósticos da Covid-19, sendo 6,2 milhões de RT-PCR (biologia molecular) e 8 milhões de testes rápidos (sorologia). 

Participe, apresente sua demanda ao vereador e fique por dentro da atuação do mandato por meio das nossas redes sociais: Facebook - Instagram e nosso WhatssApp.



Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá


Veja também

Projeto proíbe nomeação de parentes de vereadores na prefeitura de Chapecó12/04/18 Chapecó – Através de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, o mandato do vereador Cleiton Fossá quer instaurar em Chapecó regras de moralização na gestão pública. A campanha “Basta! Temos que mudar – Cargo público é pra gente competente, não parente” prevê três medidas: proibição de......
Fossá pede saída de Pelicioli da Câmara10/04/14 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá subiu quarta-feira (9) à tribuna da Câmara de Vereadores de Chapecó para pedir a saída do vereador Dalmir Pelicioli, recentemente condenado, em primeira instância, pelo crime de improbidade administrativa, quando esse foi......

Voltar para NOTÍCIAS