Postado em 03 de Abril às 17h53

Chapecó receberá 400 kits de teste rápido do coronavírus

Cleiton Fossá | Vereador        “Eles serão dedicados aos operadores da saúde, aqueles que estão diretamente ligados ao tratamento da Covid-19, por uma razão simples, são as pessoas...

       “Eles serão dedicados aos operadores da saúde, aqueles que estão diretamente ligados ao tratamento da Covid-19, por uma razão simples, são as pessoas que nós não podemos abrir mão de estar lá na batalha. Os verdadeiros soldados de primeira hora”, assim explicou o prefeito de Chapecó, ao noticiar que o município receberá na próxima semana, 400 kits de teste rápido para identificação ao casos do novo coronavírus.

       Segundo a organização da Secretaria de Estado, os municípios que têm população acima de 15 mil habitantes receberão os kits, escalonados conforme a estrutura dos serviços. O material que será enviado à Chapecó, vêm através da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, intermediado pelo Ministério da Saúde e servirá para acelerar e identificar exclusivamente os casos dos profissionais da saúde. Do total recebido, 200 seguem para os hospitais e 100 para cada Unidade de Pronto Atendimento. 

       Além disso, durante a entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (03), foi atualizado ou dados epidemiológicos: são 51 notificações, 18 casos suspeitos, cinco casos confirmados e 28 descartados. Dos casos suspeitos, 18 estão em isolamento domiciliar e dos confirmados, dois recuperados, dois em isolamento domiciliar e um em UTI. Os pacientes residentes em outros municípios internados nos hospitais de Chapecó, representam dez notificações, 07 casos descartados, um confirmado e dois suspeitos.


Teste rápido

       Diferentes do de biologia molecular, chamado de RT-PCR, que identifica o vírus que provoca o coronavírus logo no início dos sintomas, o teste rápido verifica os anticorpos do paciente. De acordo com o Ministério da Saúde, o teste rápido pode ser utilizado apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos, defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus o novo coronavírus.

       O Ministério da Saúde anunciou, que neste primeiro momento, serão distribuídos cerca de 500 mil testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus em todo o país. Segundo a pasta, os testes, com resultados em até 20 minutos, atenderão profissionais que atuam em serviços de saúde, além de agentes de segurança. 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

 

  • Cleiton Fossá | Vereador -

Veja também

Falta de medicamentos: E agora, o que fazer?22/05/18 Chapecó – A falta de medicamentos na rede municipal de saúde de Chapecó é recorrente e preocupa o vereador Cleiton Fossá. O mandato tem recebido reclamações constantes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a respeito de ausência de uma série de medicamentos. Cerca de 300 mil pessoas são cadastradas na rede......
Fossá solicita à Funai políticas públicas para indígenas07/02/17 Brasília - Os deputados federais Valdir Colatto e Luis Carlos Heinze, a deputada federal Tereza Cristina e o vereador de Chapecó, Cleiton Fossá, tiveram, na manhã desta terça-feira, dia 7, audiência com o novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai),......

Voltar para NOTÍCIAS