Postado em 03 de Abril de 2020 às 17h53

Chapecó receberá 400 kits de teste rápido do coronavírus

Cleiton Fossá        “Eles serão dedicados aos operadores da saúde, aqueles que estão diretamente ligados ao tratamento da Covid-19, por uma razão simples, são as pessoas que...

       “Eles serão dedicados aos operadores da saúde, aqueles que estão diretamente ligados ao tratamento da Covid-19, por uma razão simples, são as pessoas que nós não podemos abrir mão de estar lá na batalha. Os verdadeiros soldados de primeira hora”, assim explicou o prefeito de Chapecó, ao noticiar que o município receberá na próxima semana, 400 kits de teste rápido para identificação ao casos do novo coronavírus.

       Segundo a organização da Secretaria de Estado, os municípios que têm população acima de 15 mil habitantes receberão os kits, escalonados conforme a estrutura dos serviços. O material que será enviado à Chapecó, vêm através da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, intermediado pelo Ministério da Saúde e servirá para acelerar e identificar exclusivamente os casos dos profissionais da saúde. Do total recebido, 200 seguem para os hospitais e 100 para cada Unidade de Pronto Atendimento. 

       Além disso, durante a entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (03), foi atualizado ou dados epidemiológicos: são 51 notificações, 18 casos suspeitos, cinco casos confirmados e 28 descartados. Dos casos suspeitos, 18 estão em isolamento domiciliar e dos confirmados, dois recuperados, dois em isolamento domiciliar e um em UTI. Os pacientes residentes em outros municípios internados nos hospitais de Chapecó, representam dez notificações, 07 casos descartados, um confirmado e dois suspeitos.


Teste rápido

       Diferentes do de biologia molecular, chamado de RT-PCR, que identifica o vírus que provoca o coronavírus logo no início dos sintomas, o teste rápido verifica os anticorpos do paciente. De acordo com o Ministério da Saúde, o teste rápido pode ser utilizado apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos, defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus o novo coronavírus.

       O Ministério da Saúde anunciou, que neste primeiro momento, serão distribuídos cerca de 500 mil testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus em todo o país. Segundo a pasta, os testes, com resultados em até 20 minutos, atenderão profissionais que atuam em serviços de saúde, além de agentes de segurança. 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

 

  • Cleiton Fossá -

Veja também

Fossá propõe isenção de IPTU29/01/15 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá protocolou na Câmara de Vereadores de Chapecó projeto de lei que visa isentar do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) os moradores dos loteamentos Monte Castello e Expoente e do Distrito de Marechal Bormann, incluindo as comunidades próximas da sede do Distrito. O projeto agora tramitará nas comissões permanentes do legislativo antes de ser apreciado e votado em......
Balanço das atividades de janeiro e fevereiro23/02/18 Chapecó – Encerrados os dois primeiros meses de sessões na Câmara de Vereadores, Cleiton Fossá faz um balanço das atividades desenvolvidas. Através do Gabinete Virtual, WhatsApp, Facebook e Presencialmente, foram......

Voltar para NOTÍCIAS