Postado em 10 de Dezembro de 2018 às 17h09

Cleiton Fossá comemora regulamentação das feiras livres de agricultores

Cleiton Fossá Chapecó – A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou, nesta segunda-feira, dia 10, o Projeto de Lei 97/2018, que versa sobre a regulação de Feiras Livres de Agricultores em Chapecó. A...

Chapecó – A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou, nesta segunda-feira, dia 10, o Projeto de Lei 97/2018, que versa sobre a regulação de Feiras Livres de Agricultores em Chapecó. A iniciativa tem como objetivo tornar mais igualitário o acesso de agricultores às feiras livres. O vereador Cleiton Fossá, após conversar com feirantes e expositores, apresentou 19 emendas ao Projeto, com o objetivo de aperfeiçoar a proposta, sendo todas elas aprovadas e incorporadas ao texto.

O Projeto é uma exigência do Ministério Público (MP) que, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), determinou que a prefeitura de Chapecó regulamentasse estes espaços públicos. Conforme Cleiton Fossá, a principal emenda aprovada é a priorização das feiras para os agricultores familiares e de pequenas economias solidárias, evitando a concorrência com as agroindústrias, além da inserção de produtos medicinais. “Essas emendas protegeram os pequenos agricultores”, diz.

Já outra emenda importante de Cleiton Fossá é a forma de seleção dos agricultores, que passou a ser por processo seletivo e não através de concorrência, conforme previa o projeto original. Ainda, foi aprovada emenda na qual o processo seletivo seja divulgado nas mídias locais (TV, rádio e jornal) e que a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente vá às comunidades do interior de Chapecó divulgar sobre o certame, atingindo e envolvendo um número maior de agricultores.

Ampliação

Atualmente, em Chapecó existe 10 pontos de feiras livres, com mais de 130 famílias envolvidas na produção primária e no processamento dos produtos coloniais. Os locais são no Centro, Calçadão, Efapi, Parque das Palmeiras, Presidente Médici, São Cristóvão, Bela Vista, Expoente, Santo Antônio e Cristo Rei. Mensalmente, esses espaços geram cerca de R$ 500 mil em movimentação econômica. “A regulamentação é o primeiro passo para estimular e ampliar”, diz Cleiton Fossá.

Valorização

Apesar da importância e contribuição para o desenvolvimento de Chapecó, a agricultura familiar precisa ser melhor valorizada. Conforme Cleiton Fossá, além da ampliação e reestruturação das feiras de produtos coloniais, é necessário o fortalecimento dos conselhos de desenvolvimento rural; melhorias das estradas de acesso às propriedades; ampliação das compras diretas da agricultura familiar para merenda escolar; e melhorias estruturais nas comunidades do interior do município.

Pesquisa

O vereador Cleiton Fossá destaca que a agricultura familiar é a base da organização da agricultura do Oeste de Santa Catarina, sendo Chapecó sendo o polo econômico e social dos 118 municípios da região. Pesquisa acadêmica realizada entre abril e maio deste ano aponta os principais problemas do setor. Para 23,7% dos feirantes, a dificuldade é o limite para o espaço estrutural das feiras; e 18,6% afirmaram que as péssimas condições das estradas do interior são o maior problema.

Quanto às oportunidades de melhoria nas condições gerais das feiras municipais, a pesquisa diz que para 30,5% dos entrevistados é a divulgação do evento como forma de aumento das vendas; enquanto para 16,9% dos feirantes é necessário melhorias na estrutura da feira, como no espaço de venda, estacionamento e banheiros. “Este diagnóstico é muito importante para aprimorar as feiras de agricultores, de modo de que elas deem retorno econômico ao nosso município”, finaliza.

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Fossá faz reunião no bairro Santo Antônio31/07/15 Chapecó - Importantes avanços foram confirmados na reunião de trabalho realizada no bairro Santo Antônio na noite de sexta-feira (31). Participaram o vereador proponente, Cleiton Fossá, o vereador Cleber Ceccon, a secretária de Saúde, Cleidenara Mohr Weirich, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wilson Lobo de Carvalho, além de lideranças comunitárias. O objetivo era a apresentação dos projetos da nova Unidade de......
A saúde de Chapecó está doente23/03/18 Chapecó – Embora o acesso às informações públicas sejam direitos dos cidadãos, previsto pela Lei 12.527/2011, muitas entidades insistem em negar o pedido ao acesso. O Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitou......

Voltar para NOTÍCIAS