Postado em 19 de Junho de 2020 às 14h34

Dia Nacional do Orgulho Autista é aprovado no Senado

Cleiton Fossá | Vereador Nesta quinta-feira 18, o Senado aprovou o projeto de lei que institui o dia 18 de junho como o Dia Nacional do Orgulho Autista. A aprovação do projeto, foi realizada exatamente no mesmo dia que será...

Nesta quinta-feira 18, o Senado aprovou o projeto de lei que institui o dia 18 de junho como o Dia Nacional do Orgulho Autista. A aprovação do projeto, foi realizada exatamente no mesmo dia que será celebrado a data.

A legislação têm o intuito de mostrar à sociedade que o autista não tem uma doença, mas apenas condições e características especiais. Com isso, traz muitos desafios e recompensas aos seus familiares e à comunidade.

De acordo com pesquisas, há no Brasil, aproximadamente, 2 milhões de pessoas com autismo, e segundo as estimativas globais da ONU, 1% da população é autista, ou seja, 70 milhões de pessoas. Contudo, os dados são imprecisos, pela falta de informações, pesquisas e levantamentos.

O Dia do Orgulho Autista já é celebrado desde 2005, por ação de uma organização americana, intitulada “Aspies for Freedom”. Aqui no Brasil, o dia 18 de junho, tornou-se popular a cada ano para celebrar a data, agora, com a aprovação da legislação, está formalizado.

Outra celebração importante para os autistas é o 2 de abril, Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, data instituída pela Lei 13.652, de 2018,

O projeto segue para apreciação da Câmara dos Deputados.


Você sabe o que é autismo?

Segundo apontamentos da Agência Senado, o autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um deficit, em maior ou menor grau, em algumas áreas, com: interação social, comunicação e comportamento.

Sem causa definida, sabe-se que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico.

 

 

 

Fique por dentro da atuação de Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.



Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá 

  • Cleiton Fossá | Vereador -

Veja também

Fossá diz que Plano de Educação não traz avanços06/08/15 Chapecó - Sobre o Plano de Educação de Chapecó, aprovado quarta-feira (5), lamento que a discussão não tenha abordado a plenitude do tema. Repudio que alguns tenham espalhado mentiras com o único propósito de confundir a sociedade chapecoense. Em vez de espalhar boatos, apresentei 12 emendas ao Plano, que visavam garantir direitos à família. Entre as propostas, horários alternativos para os filhos dos trabalhadores......
Vagas em escolas geram reclamações26/11/15 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá recebeu nos últimos dias diversas queixas a respeito das rematrículas nos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) e nas Escolas Básicas Municipais (EBMs) de Chapecó. As informações dos pais é de que muitos estudantes......

Voltar para NOTÍCIAS