Postado em 02 de Julho de 2020 às 15h33

Documento digital de veículos está disponível em todo o Brasil

Cleiton Fossá Todos estados e o DF já aderiram ao sistema que possibilita a versão digital do documento do veículo. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o sistema está disponível para todo o...

Todos estados e o DF já aderiram ao sistema que possibilita a versão digital do documento do veículo. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o sistema está disponível para todo o país, a partir desta quarta-feira, 1.

Para acessar o documento, basta abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), e no local também será possível acessar à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A versão online pode ser acessada com ou sem internet, uma vez que, o aplicativo gera arquivo PDF com assinatura digital, possibilitando segurança e garantia de autenticidade ao documento.

Caso o motorista sentir necessidade de obter um documento físico, basta imprimir em qualquer impressora, pois a autenticidade da impressão seria garantida pelo QR Code presente do CRLV.

Contudo, segundo a normativa, se o motorista sair do Brasil com o carro, será preciso portar o documento impresso.

De acordo com o último balanço anunciado, no Brasil há 4,083 certificados digitais de veículo que começaram a ser emitidos no fim de 2018. A versão apresenta informações do documento impresso e dados atualizados sobre a pendência recall.

A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) para obter o documento.

No Brasil essa medida, segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é obrigatória, e todos os estados precisam aderir até o dia 31 de julho de 2020.

O documento está disponível no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

Carteira Digital de Trânsito

Disponível para sistema Android e IOS

 

>>> Fique por dentro da atuação de Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.



Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

    Veja também

    Relembre - Aprovado Projeto de Lei de autoria de Cleiton Fossá 09/12/20        No final do mês de novembro de 2020, foi aprovado o Projeto de Lei nº 17/20 do Vereador Cleiton Fossá, que trata sobre informações dos direitos do usuário do serviço público do município de Chapecó.        O Projeto prevê que nas repartições públicas do município de......
    Dicas de filmes para o fim de semana28/03/20       Com muita gente está isolada em casa, nesta quarentena, e aproveitando que o fim de semana chegou, os filmes são ótimas ferramentas para passar o tempo. Mas, para além disso, as produções......

    Voltar para NOTÍCIAS