Postado em 18 de Junho de 2020 às 16h35

Ensino EAD e as dificuldades encontradas pelas famílias, estudantes e professores

Cleiton Fossá Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, escolas no mundo todo suspenderam as aulas presenciais e passaram a buscar alternativas de manter o processo de ensino-aprendizagem. Segundo dados da Unesco,...

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, escolas no mundo todo suspenderam as aulas presenciais e passaram a buscar alternativas de manter o processo de ensino-aprendizagem.

Segundo dados da Unesco, até o mês de março, 165 países haviam fechado suas escolas, interrompendo as aulas presenciais de 1,5 bilhão de estudantes e cerca de 63 milhões de professores da educação básica.

Aqui no Brasil, a experiência de ensino à distância ou EaD, era vista, somente na educação superior. De acordo com o Censo da Educação Superior, feito pelo Inep, em 2018, pela primeira vez na história, o número de vagas ofertadas em cursos universitários à distância foi superior ao número de vagas nos cursos presenciais, são cerca de 7,1 milhões contra 6,3 milhões.

Contudo, segundo os mesmos dados, ainda é bastante alta a quantidade de estudantes que não conseguem se formar. Dos 2 milhões de alunos que se matricularam em universidade presenciais, em 2018, apenas 990 mil se formaram.

O Número é mais assustador no ensino à distância, de 1,3 milhão de estudantes matriculados, apenas 274 mil se formaram.

Essa realidade serve como palco para discussão e reflexão sobre a qualidade e efetividade do ensino ofertado. Expandido para grande parcela da população, o ensino à distância, atualmente está no dia a dia da educação básica, no ensino médio, nos cursos preparatórios, e na universidade.

Durante a quarentena os aplicativos e plataformas on-line se destacaram como mecanismos possíveis para dar minimamente continuidade nas atividades escolares. Embora as perspectivas apontem para um resultado promissor, na prática pode ser muito diferente.

Inserir educação à distância, estratégia adotada pelos governos municipais, estaduais e Federal, na vida da população, escancara a desigualdade e as inúmeras dificuldades enfrentadas por milhares de estudantes, professores e os demais profissionais da educação.

Com falta de recursos, acesso limitado à internet, falta de equipamentos como computadores, celulares, e de um espaço apropriado para o momento de aula, estudantes e professores sofrem diariamente.

Ao mesmo tempo que o modo facilita o alcance dos conteúdos, leva o ensino a lugares remotos, ele revela a necessidade de qualificação e valorização dos profissionais da educação e a baixa escolaridade dos familiares que poderiam contribuir durante esse momento.

A qualidade do ensino ainda é bastante questionável, a exemplo dos muitos alunos que não conseguem ler nem escrever, e já na sala de aula sentem dificuldades para aprender e participar das atividades. À distância, a situação é mais complexa ainda.

O ensino à distância, não é a mesma realidade de convívio escolar proporcionado ao estudante. Essa condição de insubstituível importância, é central no processo de ensino. Sem falar sobre a alimentação escolar, que em muitos casos é tida como principal refeição de milhares de estudantes que vivem em situação precária.

A situação é complexa, pois não foi estruturada com antecedência, discutida por diferentes frentes, e sim, apenas realizada. Outra grande dificuldade no Brasil, é saber lidar com o avanço de tecnologias e ações, sendo que ainda há um atraso por parte de governantes em compreender a necessidade de uma educação justa, séria e de qualidade.

Diante das deficiências educacionais brasileiras, o ensino à distância não pode ser encarado somente como vilão. Nesta modalidade, existe a possibilidade de evitar deslocamento físico para uma instituição de ensino, a flexibilização do tempo e o alcance dos conteúdos e materiais.

Vivenciamos hoje um período de transição, de mudança, de repensar os modelos de ensino para adequarmos as escolas a uma realidade diferenciada, moderna, mais ativa e colaborativa. O ensino de qualidade, gratuito e inclusivo deve ser discutido, pautado e na prática estruturado da melhor maneira possível. 

 

 

Fique por dentro da atuação de Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.



Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá 

  • Cleiton Fossá -

Veja também

Base governista rejeita pedido de informações sobre a Efapi29/06/15 Chapecó - Na sessão da última sexta-feira (26), o requerimento de autoria do vereador Cleiton Fossá, que solicitava à prefeitura de Chapecó informações técnicas e financeiras que embasaram o cancelamento da Efapi 2015, foi rejeitado pela maioria dos vereadores. A votação foi apertada: oito vereadores optaram por negar o pedido, enquanto sete votaram a favor do requerimento. 'Infelizmente, optaram por esconder......
Relembre - Aprovado Projeto de Lei de autoria de Cleiton Fossá 09/12/20        No final do mês de novembro de 2020, foi aprovado o Projeto de Lei nº 17/20 do Vereador Cleiton Fossá, que trata sobre informações dos direitos do usuário do serviço público do......
Fossá solicita informações sobre fechamento de terceiro turno22/02/17 Chapecó - O anúncio da prefeitura de Chapecó do fechamento no terceiro turno nas Unidades de Saúde dos bairros Belvedere, Cristo Rei e Santo Antônio, pegou a população de surpresa. A partir do dia 1º de março, não haverá mais atendimento entre às 18h e 22h......

Voltar para NOTÍCIAS