Postado em 01 de Junho de 2020 às 20h20

Fossá cobra ações da Prefeitura de Chapecó em relação às atividades hospitalares que estão paralisadas

Cleiton Fossá Nesta segunda-feira, 1, Cleiton Fossá protocolou o Requerimento 13/2020, solicitando informações de interesse público à respeito dos atendimentos que estão paralisados no Sistema...

Nesta segunda-feira, 1, Cleiton Fossá protocolou o Requerimento 13/2020, solicitando informações de interesse público à respeito dos atendimentos que estão paralisados no Sistema Único de Saúde.

No dia 20 de maio, o Governo de Santa Catarina, por meio das Portarias SES nº 341 e 342, autorizou o retorno das atividades ambulatoriais de consultas, exames eletivos, agendamento e a realização de alguns procedimentos cirúrgicos em todo o território catarinense.

Contudo, na prática, pode não estar sendo realizado ou ofertado da melhor maneira possível. Neste cenário, o vereador questiona, por meio de documento oficial, a Secretaria Municipal de Saúde, sobre o plano de retomada dos atendimentos autorizados.

O Requerimento de autoria de Cleiton Fossá, busca compreender quais ações estão sendo pensadas para atendimento destes pacientes que tiveram seus procedimentos e encaminhamentos interrompidos desde março deste ano.

O documento busca ainda, levantar dados sobre o número de pessoas que aguardam por algum tipo de procedimento e estão na fila de espera do SUS, no município de Chapecó. Esse levantamento é uma ferramenta mínima para se inteirar sobre a real situação e avaliar o que está sendo feito.

Fossá comenta que desde o início da pandemia a sua atuação foi redobrada, em vista do cenário caótico e de incertezas que todos os cidadãos enfrentam.

“O meu mandato busca o bem estar de todos os cidadãos chapecoenses. Sem privilégios ou prioridades. Quando eu penso que há pacientes oncológicos, gestantes e doentes crônicos que não estão sendo atendidos, sinto que a administração municipal não está cumprindo o seu papel, de garantir e preservar a saúde, direito social fundamental garantido constitucionalmente”, afirma.

O prazo de resposta solicitado foi de, no máximo, 20 dias de acordo com a Lei 12.527. 

 

 

Fique por dentro da atuação do Vereador Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.


Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

  • Cleiton Fossá -

Veja também

O desespero do vice-prefeito Buligon09/10/15 Chapecó - As insinuações feitas pelo vice-prefeito Luciano Buligon na imprensa, de que nosso mandato teria recebido informações privilegiadas do Ministério Público, é mais uma tentativa desesperada e patética de desviar o foco dos graves problemas que ocorrem em Chapecó. A denúncia que gerou um TAC entre o MP e a prefeitura de Chapecó, por falta de segurança nos estabelecimentos municipais de ensino, não corre em......
Doença não marca hora e paracetamol não cura tudo!02/08/18 Chapecó – O Conselho Federal de Medicina publicou, em janeiro de 2018, que no Brasil há cerca de 904 mil procedimentos na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Além da demora seja para marcar uma consulta, o......

Voltar para NOTÍCIAS