Postado em 17 de Fevereiro de 2014 às 18h06

Fossá faz apelo por mais segurança em Chapecó

Vereador (224)Segurança Pública (12)Pedido (6)Moção (6)Cleiton Fossá (314)Chapecó (304)

Chapecó - O vereador Cleiton Fossá teve duas moções aprovadas na primeira semana de sessões em 2014. Presidente da Comissão de Segurança Pública e Cidadania, as duas moções são nesta área. Fossá lembra que somente neste ano 14 homicídios foram registrados em Chapecó, o que faz da cidade a primeira no Estado neste tipo de crime. Em 2013, foram 44 homicídios e mais quatro latrocínios, número bem acima da média para as cidades do porte de Chapecó. 

Além de cobrar o aumento do efetivo policial, o vereador está propondo que a Unidade Especializada em Homicídios de Chapecó tenha estrutura própria. Atualmente, ela funciona junto à Central de Polícia e conta apenas com um delegado e dois policiais. 'A polícia civil e militar desempenha bem suas atividades, mas a estrutura é muito precária. É necessário urgentemente aumentar o efetivo policial e disponibilizar estrutura material adequada', analisa Fossá.

A outra moção pede que o Governo do Estado realize um estudo para fixar o efetivo policial com o crescimento populacional, através de uma Lei. 'Assim não haverá defasagem de efetivo', comenta. Fossá explica que o número de policiais militares e civis no Estado e em Chapecó diminui ano a ano, embora a população cresça consideravelmente. Aprovadas por unanimidade e com subscrição, as duas moções serão encaminhadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Números

Conforme dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Chapecó possui 287 policiais militares e 90 policiais civis. Como a população de Chapecó é estimada em 198 mil habitantes, isso representa um policial militar para cada 690 habitante e um policial civil para cada 2.202 habitante. 'Isso se todos estivessem na rua trabalhando, mas há o regime de escala, os policiais em funções administrativas, em férias e afastados. Então, sobra aproximadamente um terço nas ruas', finaliza.

Veja também

Fossá faz visitas e ouve lideranças24/07/14 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá tem aproveitado o mês de julho, que é de recesso parlamentar, para realizar visita à lideranças comunitárias em alguns bairros de Chapecó. O parlamentar explica que no período de recesso não são realizadas sessões na Câmara, porém, as atividades não param. 'Sem as sessões, resolvi estender as reuniões com algumas lideranças', diz. As reuniões, explica Fossá, são para......

Voltar para NOTÍCIAS