Postado em 22 de Maio de 2020 às 17h50

Para sempre, Carmelice Balbinot!

Cleiton Fossá Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas (Pequeno Príncipe) Nunca é fácil dizer Adeus, ainda mais quando se trata de uma pessoa única e especial como você, nossa...

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas
(Pequeno Príncipe)

Nunca é fácil dizer Adeus, ainda mais quando se trata de uma pessoa única e especial como você, nossa sempre coordenadora Carmelice Balbinot.

A Carmen, como era conhecida, nos deixou na madrugada desta quarta-feira 20 de maio de 2020. Um ser humano ímpar, com uma trajetória marcante, formação crítica e qualificação profissional inclusiva, plural e cidadã. 

Com 50 anos de vida, pautou sua trajetória pessoal e profissional sempre pelo respeito à vida e ao próximo. Carmen nasceu em Erval Grande, no Rio Grande do Sul. Mãe de três filhos, e amiga de todas as horas, deixa saudades e um legado de pensamentos e ações que jamais irão perecer na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela. 

De jeito simples, pulso firme, coração e mente valentes, Carmelice deixa marcas na vida de muitas pessoas, familiares, amigos, ex-alunos, colegas de trabalho e todos aqueles que em algum momento conviveram com ela.

Mestra em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Carmelice era Especialista em Gestão Universitária (2017) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e em Direito Processual Civil (2009) pela Unochapecó.

Foi professora titular do curso de graduação em Direito (2009/2017), esteve ligada a diferentes setores da instituição por mais de 15 anos, como Diretora de Apoio Acadêmico, Secretária Executiva da Reitoria, membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Conselheira no Conselho Universitário (CONSUN).

Desde sua juventude se envolveu nas causa sociais e no movimento estudantil. No ano de 2008 iniciou sua caminhada política, na campanha eleitoral de Cleiton Fossá.

De lá pra cá, atuou como coordenadora das campanhas eleitorais e em 2016, Carmen assumiu a coordenação coletiva do mandato e com seu jeito simples, sincero e objetivo, atuou em prol de um mandato popular, de diálogo aberto com o povo, pautado pelo interesse público, transparente e solidário.

Sua atuação incansável no combate às injustiças, refletiu diretamente em questões decisivas para Chapecó e toda a Região.

A exemplo do Coletivo Coragem para Mudar e da própria Unochapecó, em que Carmen acreditava em uma universidade aberta à comunidade, verdadeiramente democrática e plural e que fosse referência na produção científica.

Foi nesse contexto, que ela se tornou uma das protagonistas no movimento pela Defensoria Pública em Santa Catarina, ao lado diversos profissionais dentre eles a amiga Maria Aparecida Lucca Caovilla.

Carmen levava para a sala de aula, o modo didático de ser professora, de ensinar, ser clara, simples e atenciosa. Dificilmente é possível pensar em integridade, empoderamento, honestidade, competência e cuidado, sem pensar na Carmelice.

Carmelice sempre apontou caminhos e respostas àqueles que a procuravam, hoje buscamos entender como seguir sem aquele consolo, aquele ombro amigo e sem os conselhos sempre lúcidos, característicos dela.

Com certeza foram curtos 50 anos de vida, uma vida que ainda estava cheia de sonhos, ambições e projetos, porém Deus chama os melhores para estar ao seu lado.

Nesta semana ela nos deixou fisicamente, foi ajudar a coordenar e organizar o céu. Ela nos deixou fisicamente, porém podemos dizer com todas nossas forças que a Carmelice Faitão Balbinot permanecerá sempre viva, viva em nossas memórias e em nossos corações.

Nosso exército perdeu uma comandante, entretanto se enganam que ela não capacitou a todos que estavam a seu redor, seu nome, seu exemplo e seu jeito de pensar segue vivo, latejando em nossos corações e mentes.

Ela tinha uma missão conosco e se Deus a chamou é porque ela fez a sua parte.

Nossa luta, nossas ações serão mais fortes a partir de agora, defenderemos até o fim o seu legado.

Para sempre, Carmelice Balbinot!

Tu te tornaste eternamente responsável por aquilo que cativou em todos nós.

Com carinho, mandato Vereador Cleiton Fossá

  • Cleiton Fossá -

Veja também

Chapecó possui sexto PIB de Santa Catarina e conta com mais de 11 mil MEIs registradas no município15/09/20        Com base em estimativas do IBGE, Chapecó possui 220.367 habitantes e 149 mil eleitores, o que coloca o município em quinto lugar como mais populoso de Santa Catarina e também como quinto maior colégio eleitoral do estado. O Produto Interno Bruto (PIB) referente à 2017 é de R$ 8,9 bilhões, o sexto em classificação......
Vereador Fossá faz apelo ao MP para o controle de zoonoses16/03/18 Chapecó – O vereador Cleiton Fossá transmitiu nesta semana no centro de Chapecó, por meio das redes sociais, um debate para pautar o controle de zoonoses no Dia Nacional dos Animais, celebrado no dia 14. O município tem uma......
Governo lança aplicativo para auxílio emergencial07/04/20        O Governo Federal lançou nesta terça-feira (07) o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial para se inscrever no auxílio emergencial, benefício de R$ 600 para trabalhadores autônomos afetados......

Voltar para NOTÍCIAS