Postado em 22 de Abril de 2019 às 09h03

Por que um homem deve fazer o exame de próstata?

        Essa é uma importante informação para todos os homens Chapecó que já atingiram a faixa dos 40 anos de idade.

        Para você ter uma idéia, o câncer de próstata é apontando como um dos tumores com maior incidência entre os homens, sendo superado apenas pelo câncer de pele.

        Entretanto, apesar dos dados alarmantes, os homens parecem não dar muita atenção ao fato, recusando-se a fazer o exame de próstata.

        O Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontou que somente no ano de 2018 cerca de 68.220 novos casos da doença tenham sidos notificados.

        Segundo o rádio-oncologista do Hcor Onco, Dr. Bernardo Salvajoli, a maior parte dos pacientes são diagnósticados após os 60 anos de idade, nas mais variadas formas, desde as fases iniciais até as fases mais avançadas, e por essa razão alerta que o exame deve começar aos 40 anos, evitando assim, que o tumor seja identificado somente em fases avançadas.


Um pouco sobre o câncer de próstata

        As células são as menores partes do corpo humano, sendo que elas se multiplicam durante toda a nossa curta existência.

        Dessa maneira, na medida em que vamos envelhecendo, células novas vão substituindo as células antigas do nosso corpo, frequentemente.

        Entretanto, em algumas ocasiões pode ocorrer um crescimento descontrolado dessas células capazes de formar tumores que podem ser diagnosticados como benignos ou malignos.

        Nesse sentido, na grande maioria das situações, o câncer de próstata cresce lentamente não chegando a dar sinais durante a vida e nem ameaçando a saúde dos homens.

        Todavia, em algus casos específicos, o câncer de próstata pode crescer rapidamente, espalhando-se para outros órgãos do corpo causando inclusive a morte, sendo esse processo conhecido como metástase.


O que é a próstata?

        Presente apenas nos homens, a próstata é uma glândula que fica localizada na frente do reto, pouco abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra.

        Não sendo a responsável nem pela ereção e nem pelo orgasmo, sua principal função é a produção de um líquido que compõe parte do sêmen, capaz de nutrir e proteger os espermatozóides.

        Nos homens de pouca idade, o tamanho da próstata é bem pequena, sendo comparado ao tamanho de uma ameixa, e por essa razão não representa risco, contudo, com o avanço da idade esse órgão aumenta.


Quais são os sintomas do câncer de próstata?

        Quando está apenas em sua fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar nenhum sintoma, no entanto, caso apareçam alguns sintomas, os mais comuns são:

  • Dificuldade em urinar;
  • Demora tanto para começar quanto para terminar de urinar;
  • Apresenta sangue na urina;
  • O Jato da urina mostra-se fraco;
  • Necessidade de urinar muitas vezes durante o dia e noite.

        Quando esses sintomas forem apresentados, é importante procurar um médico urgente para realizar os exames e diagnósticos.


Existem maneiras de prevenir o câncer de próstata?

        Essa é uma pergunta bastante pertinente e com o avanço dos estudos na áreajá ficou comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, grãos e cereais integrais, podem ajudar a diminuir o risco do câncer de próstata.

        Existem também, alguns hábitos cotidianos que se forem adotados ajudam bastante a diminuir os riscos, como por exemplo, uma caminhada de 30 minutos por dia, diminuição do consumo de álcool e do fumo.


Quais os exames que devem ser feitos para identificar a doença?

        Com o crescimento dessa doença, principalmente nos últimos anos, foi criado o Novembro Azul, como uma maneira de alertar os homens da necessidade de realizar periodicamente o exame de próstata.

        Para que se possa identificar os sinais e sintomas da doença é necessário realizar basicamente dois exames, sendo eles:

  • Exame do toque retal - Através desse exame serão avaliados tamanho, forma e textura da próstata com a introdução do dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Esse exame permite a o médico palpar as partes laterais e posteriores da próstata.
  • Exame de PSA - Esse é um exame sanguíneo que identifica a quantidade de proteína que é produzida pela próstata, caso esses níveis sejam muito altos poderá significar câncer ou alguma doença benigna da próstata.

        Quando forem encontradas algumas alterações tanto no exame do toque retal quanto no exame de PSA, deve-se realizar uma biópsia onde serão retirados alguns pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados em um laboratório.

 

Lutando por uma Chapecó mais saudável

        Buscando trazer para os cidadãos chapecoenses está informação, enalteço a importância de se realizar periodicamente o exame de próstata após os 40 anos, evitando dessa maneira que a doença seja encontrada já em fase avançada.

        Aproveito também para convidar a toda a população para participar das sessões da Câmara, ou acompanhar pelo site da Câmara Municipal dos Vereadores.

        Se você tem alguma dúvida ou pergunta não hesite em me procurar pessoalmente, ou até mesmo por meio do meu Gabinete Virtual.

        Minha luta por uma cidade mais humana e saudável depende da contribuição de cada morador, para que juntos possamos construir uma Chapecó mais justa para todas e todos.



Vereador Cleiton Fossá

Veja também

Vereador Fossá pede melhorias em 20 bairros10/03/16 Chapecó - Nas sessões da Câmara de Chapecó realizadas em fevereiro e março, o vereador Cleiton Fossá apresentou pedidos de melhorias em 20 bairros da cidade. As principais solicitações são referentes à conservação de vias públicas, falta de iluminação pública, recolhimento de resíduos sólidos e limpeza de mato e de lixo. As demandas foram aprovadas e encaminhadas à prefeitura. No bairro Santo Antônio, os pedidos......
Projeto regulamenta feiras livres de agricultores em Chapecó30/10/18 Chapecó – A Câmara de Vereadores de Chapecó votará até o final deste ano o Projeto de Lei 97/2018, que trata sobre a regulação de Feiras Livres de Agricultores em Chapecó. A iniciativa é uma......

Voltar para NOTÍCIAS