Postado em 29 de Maio de 2018 às 22h00

Projeto regulamenta feiras livres de agricultores

Cleiton Fossá Chapecó – A regulamentação das feiras livres de agricultores familiares e de economia solidária em Chapecó está tramitando na Câmara de Vereadores, através do...

Chapecó – A regulamentação das feiras livres de agricultores familiares e de economia solidária em Chapecó está tramitando na Câmara de Vereadores, através do Projeto de Lei 97/2018, do Poder Executivo. A iniciativa é uma exigência do Ministério Público (MP) que, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), determinou que a prefeitura de Chapecó regulamente as feiras livres, após diversas denúncias de direcionamento e privilégio de determinado grupo de pessoas.

Existe em Chapecó 10 pontos de feira, com mais de 130 famílias envolvidas na produção primária e no processamento dos produtos coloniais. Os locais são no Centro, Calçadão, Efapi, Parque das Palmeiras, Presidente Médici, São Cristóvão, Bela Vista, Expoente, Santo Antônio e Cristo Rei. Mensalmente, esses espaços geram cerca de R$ 500 mil em movimentação econômica. ?Acredito que as feiras livres devem ser estimuladas e ampliadas pelo poder público?, diz Cleiton Fossá.

Para o vereador, a proposta de Lei visa tornar mais igualitário o acesso de agricultores às feiras livres. Entretanto, visando aperfeiçoar o projeto, Fossá está elaborando emendas. A primeira é que a forma de seleção dos agricultores seja realizada por processo seletivo e não por concorrência, conforme recomenda o MP. Além da agricultura familiar, o vereador quer a inserção de produtos medicinais e de pequenas economias solidárias, mas com priorização dos agricultores familiares.

Outra emenda que Cleiton Fossá apresentará é a priorização das feiras para agricultores familiares e de pequenas economias solidárias, evitando, assim, a concorrência desleal com agroindústrias e empresas. O vereador solicita também que a comissão que decidirá quem serão os classificados em processo seletivo para atuar nas feiras seja composta por membros das feiras, em número igual aos membros da prefeitura e de outros órgãos, portanto, tornando a escolha mais democrática.

Ainda, Cleiton Fossá defende que o processo seletivo deve ser divulgado nas mídias locais (TV, rádio e jornal), além de a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente ir em todas as comunidades do interior do município avisar do certame. O projeto prevê exigência de que os agricultores façam um curso de boas práticas de manipulação em alimentos todos os anos, o que Fossá entende ser uma exigência exagerada. Ele propõe que o curso seja exigido a cada dois anos.

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Preocupado com a aglomeração nos postos de Saúde, Fossá questiona a Prefeitura de Chapecó sobre as medidas preventivas adotadas02/06/20 Relatos fortes chegaram até Cleiton Fossá sobre a aglomeração de pessoas na Unidade de Saúde, CSF Alta Floresta, na região do bairro Efapi. Segundo os moradores, uma quantidade expressiva de pacientes alguns inclusive idosos, integrantes do grupo de risco, passaram a manhã desta segunda-feira,1, aglomerados na Unidade de Saúde aguardando pelos testes de......
Sete motivos para votar em Cleiton Fossá 1580027/08/18 Chapecó – Cleiton Fossá é advogado, professor universitário e vereador reeleito em Chapecó. Na vida política, tem como missão defender o direito das pessoas e o compromisso em lutar por mais......

Voltar para NOTÍCIAS