Postado em 23 de Fevereiro de 2022 às 12h00

Atualização: Perícias Judiciais Em Processos Contra o INSS - ACESSO À JUSTIÇA

Desde setembro do ano passado os processos contra o INSS em que é necessária a perícia judicial, e a parte (segurado) não tem condições de pagar, estão parados.

Eu já abordei esse tema no meu Instagram e Facebook mas vou relembrar: a Lei 13.876/2019 determina que o Poder Executivo deve custear essa perícia nos processos de benefício por incapacidade durante um período determinado de tempo, dois anos.

O prazo terminou em 23/09/2021 e agora não tem lei nova, então não tem lei que diga quem paga.

Na situação que estamos hoje, ou o cidadão autor da ação paga a perícia ou espera até a situação se resolver, o que não tem prazo certo.

Existem muitos pontos problemáticos nessa situação, vamos lá:

 

  1. Prejudica o acesso à justiça garantido em nossa Constituição Federal;
  2. Nega a assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos que é dever do estado;
  3. Prejudica o bom andamento dos processos, sua razoável duração.

 

A NOVIDADE é que recentemente, no início desse mês de fevereiro, foi aprovado no Senado outro Projeto de Lei, o PL 4491/2021 que também trata da matéria, dispondo sobre o pagamento de honorários periciais em ações em que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) figure como parte até 31 de dezembro de 2024.


O Projeto 4491/21 ainda precisa passar por votação na Câmara dos Deputados, se também for aprovado, após sua publicação, "haverá a prorrogação da lei que criou a regra transitória de custeio, prevendo o pagamento por parte do Poder Executivo das perícias médicas nas ações em que o INSS figure como parte do processo." (OAB/SC )


Ou seja, se aprovado o PL 4491/21, as perícias voltarão a ser custeadas pelo Poder Executivo até 2024.

A proposição é extremamente importante, e permitirá que inúmeras pessoas possam dar seguimento aos seus processos e garantam seus direitos com amplo acesso à justiça!

Seguirei acompanhando e trazendo as informações para vocês!?

Minha missão sempre será defender o direito das pessoas além de garantir transparência e acessibilidade de informações!

Cleiton Fossá
Advogado e Professor universitário.

Veja também

Entrega da declaração do imposto de renda pode ser feita até 30 de junho13/04/20        A Receita Federal anunciou no início deste mês o adiamento do prazo de entrega da declaração do imposto de renda para pessoas físicas (IRPF) até 30 de junho, devido a pandemia da Covid-19 no país. As alterações estão descritas na Instrução Normativa RFB nº 1.934, publicada na última......
Passo a passo para fazer sua máscara de proteção em casa09/04/20        De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a melhor forma de prevenir o contágio da Covid-19 é o isolamento social, lavar as mãos com água e sabão com frequência,......
Vereadores de Chapecó rejeitam pedidos de informações17/10/17 Chapecó - A base governista rejeitou requerimentos do vereador Cleiton Fossá que solicitavam informações sobre diversas áreas. Na discussão em tribuna, Fossá ressaltou que os dados pedidos não constam no Portal da Transparência da prefeitura, por isso, a......

Voltar para NOTÍCIAS