Brasil não possui casos de reinfecção por Covid-19
O Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, esclareceu que, até o momento, o Brasil não possui casos confirmados de reinfecção pela Covid-19. O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde na noite de quarta-feira (26).
Segundo Eduardo Macário, o Ministério da Saúde tem prestado apoio para as equipes de vigilância das secretarias estaduais e municipais de saúde envolvidas na investigação de supostos casos.
"Uma segunda infecção é um evento raríssimo e, no Brasil, a maioria dos casos investigados apontam para a ocorrência de resultados falsos positivos, amostras contaminadas e para a detecção de partículas virais inertes sem capacidade de transmissão", destacou.
O Ministério da Saúde diz que todos os casos suspeitos de reinfecção pela doença foram investigados e descartados pelas equipes de vigilância epidemiológica dos estados e municípios.
O Diretor pontuou que somente um caso de reinfecção foi confirmado em Hong Kong. "No Brasil a maioria dos casos que estão sendo investigados apontam para resultados falso positivos, amostras alteradas.
De qualquer forma o Ministério tem acompanhado esses supostos casos junto com os laboratórios parceiros, Fiocruz, Instituto Adolfo Lutz e Instituto Carlos Chagas", afirmou Macário.
A pasta informou ainda que o diagnóstico precoce é fundamental para identificar a doença e que as medidas de isolamento auxiliam na redução de novas infecções.
Até 26 de agosto, o Ministério da Saúde distribuiu 14,2 milhões de testes para diagnósticos da Covid-19, sendo 6,2 milhões de RT-PCR (biologia molecular) e 8 milhões de testes rápidos (sorologia).
Participe, apresente sua demanda ao vereador e fique por dentro da atuação do mandato por meio das nossas redes sociais: Facebook - Instagram e nosso WhatssApp.
Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá
Compartilhe!
Veja também
Fossá deixará mesa diretora20/Dez/201320/12/13há 11 anos Sexta-feira, 20 de Dezembro de 201320/12/2013Chapecó - O vereador Cleiton Fossá oficializou nesta sexta-feira (20) sua saída da mesa diretora da Câmara de Chapecó, onde ocupava a função de primeiro secretário. O desligamento tem efeito para o dia 31 de dezembro. O vereador desempenhava o cargo desde o início do ano, através de indicação da bancada de seu partido. 'Estou saindo da mesa diretora cumprindo o acordo interno no partido. Agora, a bancada se......
Por que votar em Cleiton Fossá?01/Out/201801/10/18há 7 anos Segunda-feira, 01 de Outubro de 201801/10/2018Chapecó – Falta menos de uma semana para as eleições. O tempo para os eleitores escolherem os seus representantes é curto. Logo, é necessário aproveitar este tempo e analisar o histórico e o trabalho dos......
Secretária de Saúde presta esclarecimentos12/Set/201612/09/16há 9 anos Segunda-feira, 12 de Setembro de 201612/09/2016Chapecó - A Câmara de Vereadores de Chapecó realizou, na tarde desta segunda-feira, dia 12, reunião de trabalho sobre agendamentos de procedimentos e atendimentos na Secretaria de Saúde. Proposição do vereador Cleiton Fossá, o encontro teve participação da......