Postado em 04 de Julho de 2018 às 17h01

Produção de biocombustíveis como alternativa sustentável

Cleiton Fossá Chapecó – O mandato do vereador Cleiton Fossá frisa a importância de iniciativas que possam colaborar para o meio ambiente. Por conta disto, a pedido dos moradores, o mandato visitou o bairro Vila Rica,...

Chapecó – O mandato do vereador Cleiton Fossá frisa a importância de iniciativas que possam colaborar para o meio ambiente. Por conta disto, a pedido dos moradores, o mandato visitou o bairro Vila Rica, que há mais de dez anos sofre com problemas de armazenamento de esgoto. O tanque improvisado, que temporariamente supriu a demanda dos moradores, se tornou uma ameaça para as riquezas naturais e também para a saúde da comunidade. Logo, o tanque não suporta os dejetos que a ele são destinados, por consequência transborda e escoa para o riacho, que desemboca no Lajeado São José, principal fonte de abastecimento de água do município.

Neste sentido, os moradores do Vila Rica já tentaram contato com a prefeitura de Chapecó. Entretanto, não obtiveram nenhum retorno para que consigam transformar o tanque de armazenamento em uma solução de tratamento. De acordo com os voluntários do Grupo Escoteiros Tupinambá, o óleo de cozinha é um dos principais causadores de vazamentos e entupimentos na rede coletora de esgotos. Pensando nisto, o grupo que atua há um ano em Coronel Vivida (PR) desenvolveu um projeto para coletar o óleo de cozinha dos restaurantes e mercados. O objetivo é simples: evitar que o resíduo caia na rede de água. Eles coletam, por mês, cerca de 300 litros.

Em Chapecó, o projeto Verde Vida cria ações para contribuir para a preservação do meio ambiente e também, trabalha e ressalta a importância de atividades socioeducativas. Conforme o coordenador administrativo e de produção, Valnir Galina, o projeto tem certificação para coletar o óleo de cozinha em estabelecimentos comerciais do município. Porém, o grupo ainda não tem máquinas para dar continuidade a ação, que tem como objetivo transformar o resíduo em biodiesel. “Já realizamos alguns testes aqui. Muitas vezes esse óleo é escoado ou descartado diretamente nas nascentes. Para ter uma ideia, um litro de óleo contamina 1.000 litros de água”, salienta o coordenador.

Ambos projetos destacaram a importância de transformar matéria orgânica em algum tipo de biocombustível. Logo, significa que os dejetos se tornariam uma alternativa de preservação, ou seja, não seriam descartados de forma incorreta e ainda seriam reutilizados para a produção de diesel ou outro tipo de energia. Em 26 de junho deste ano foi aprovado pela Assembleia Legislativa de SC (Alesc) o Projeto de Lei 26/2018, que incentiva a produção de biogás. O propósito é utilizar os resíduos orgânicos na produção de energia. Logo, todas as sobras de processos derivados das atividades humanas e animal, ou processos produtivos, serão colocados em biodigestores.

Por consequência, ocorrerá a fermentação e liberação do gás metano, a essência para a geração do calor. A implementação da proposta no oeste catarinense contribuirá na preservação do meio ambiente, principalmente pela perspectiva que a região atua vigorosamente na produção de suínos e galináceos, e pode ser pensada como fonte de renda sustentável, principalmente, para a agricultura familiar. Foram contratados os serviços de consultoria de empresas para analisar os municípios com maior produção de dejetos. Após ser realizado o mapeamento, outras estratégias serão criadas para dar início a prática do projeto. SC é o primeiro estado do Brasil que adotou uma política de biogás.

“Precisamos aproveitar a matéria orgânica que descartamos por conta da produção no Oeste. É necessário reutilizar os resíduos e transformar em alternativas sustentáveis. A criação da lei é um passo para contribuir para a preservação do meio ambiente. Além disto, propicia uma nova fonte de renda para a agricultura. A execução do projeto ajudará a reduzir de forma significativa a emissão dos gases causadores do aquecimento global, mas precisamos criar mais políticas e apoiar os projetos voluntários que visam a conscientização e preservação das nossas riquezas naturais, o projeto de biodigestor é uma ótima alternativa para isto”, conclui o vereador Cleiton Fossá.

 

Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Transporte coletivo: novela não tem fim em Chapecó15/05/18 Chapecó – A demora no processo licitatório do transporte público coletivo de Chapecó, que se arrasta desde 2010, tem impactado diretamente nos usuários do sistema. Atualmente, mais de 70 mil pessoas utilizam diariamente ônibus no município, mas o transporte é prestado de modo precário, uma vez que o contrato com as duas empresas que prestam o......
Chapecó confirma 206 casos de Coronavírus06/05/20 O novo quadro de atualizações de casos de coronavírus em Chapecó, mostra que o número de casos confirmados aumentou para 206. Sendo que 17 foram registradas na última terça-feira (5). Dos casos......
Iniciativas e desafios do empreendedorismo feminino06/08/20        Mulheres escutam, são empáticas, colaboram e motivam outras pessoas. Entre outras características, lutam por empoderamento e equidade em relação às oportunidades dos homens em um mercado......

Voltar para NOTÍCIAS