Postado em 22 de Agosto de 2020 às 15h10

Qual atividade física é adequada para cada faixa etária durante a pandemia de Coronavírus?

       Em Chapecó são quase seis mil pessoas infectadas pelo Coronavírus e o Brasil já ultrapassou três milhões de casos de Covid-19. Apesar desse cenário pessimista, manter a prática de atividade física é fundamental para uma boa imunidade, saúde mental e disposição para as tarefas do dia a dia.

       Crianças, adultos e idosos podem adaptar a rotina de exercícios neste período de pandemia e promover uma saúde de qualidade. 

       Com o objetivo de orientar a prática adequada para cada faixa etária, a Coordenação-Geral de Promoção de Atividade Física e Ações Intersetoriais, do Ministério da Saúde, elaborou algumas sugestões, confira: 

       Menores de 2 anos: Indica-se estímulos com música e momentos de brincadeira com a família. Exemplo: rastejar, engatinhar, manipular objetos e texturas, correr ou andar.

       Entre 3 e 4 anos:
As atividades físicas já podem ter maior intensidade. Por exemplo: subir e atravessar objetos, dançar, pular corda, brincar de esconde-esconde.

      Maiores de 5 anos: Jogos, brincadeiras e danças. Vale também brincar de esconde-esconde, de mímica, criar coreografias, pular corda, elástico e amarelinha. Videogames que estimulam os movimentos corporais também são bem-vindos.

       Para todas as faixas etárias das crianças, é essencial que o tempo em frente às telas (tablets, celulares e televisão) seja reduzido ao máximo possível e seja substituído por atividades físicas, como as citadas acima.


Adultos

       São recomendadas atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, que podem ser realizadas no tempo livre ou durante os afazeres domésticos. Vale dançar, pular corda, subir escadas.

       Para quem está em home office durante a pandemia, é importante evitar longos períodos sentado. Levante-se de tempos em tempos para se movimentar, seja para buscar água, ir ao banheiro ou até mesmo dar uma volta pela casa.

       Para os iniciantes em qualquer atividade física, é recomendável começar pelas mais leves. Os exercícios de alongamento e relaxamento podem ser realizados em casa, sem a necessidade de muito espaço, como no chão ou em pé.

       Da mesma forma, podem ser feitos os exercícios de fortalecimento que envolvem grandes grupos musculares, como se sentar e se levantar de uma cadeira ou agachar para levantar objetos com pouco peso (1 a 2 kg). É importante sempre respeitar os limites do próprio corpo.

       Para adultos que já têm contato com a atividade física, é hora de adaptar os exercícios em casa ou diversificar as atividades. Além disso, mantenha sempre o corpo hidratado e beba água várias vezes ao dia.


Idosos

       Eles podem realizar alongamentos simples e exercícios de fortalecimento muscular. Alguns exemplos que podem ser feitos dentro de casa são: 

       Levantar-se e sentar-se na cadeira algumas vezes seguidas, subir escadas, agachar para pegar objetos ou carregar sacolas com pouco peso. Sempre respeitando os limites do próprio corpo.

       Por ser a faixa etária com maior risco, os idosos necessitam de mais atenção e devem ficar em casa o máximo de tempo possível.

       Manter o corpo ativo ajudará a ter disposição para fazer as atividades rotineiras após o período de isolamento.


Atenção aos cuidados

  • A orientação é para que ocorra um aumento gradativo na intensidade das atividades físicas; 
  • Para que o corpo seja mantido hidratado; 
  • Para que seja iniciada e mantida uma rotina de atividade física, mesmo que seja necessária adaptações aos locais de prática; 
  • E para que seja respeitado o limite e sinais do corpo. 


Participe, apresente sua demanda ao vereador e fique por dentro da atuação do mandato por meio das nossas redes sociais: Facebook - Instagram e nosso WhatssApp.




Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

Veja também

CPI do Asfalto é prorrogada18/12/13 Chapecó - Em reunião na tarde de hoje (18), os vereadores membros da CPI do Asfalto decidiram, de modo consensual, prorrogar os trabalhos da Comissão por mais 60 dias. Assim, as investigações se estenderão até 22 de fevereiro. O presidente Itamar Agnoletto, o relator Arestide Fidélis e o membro Cleiton Fossá foram enfáticos em destacar a seriedade dos trabalhos, que já se reuniu em sete oportunidades, e na agilidade......
Bancada de oposição visita Usina de Asfalto12/06/15 Chapecó - Nesta quinta-feira (11), os sete vereadores que compõem a bancada de oposição da Câmara de Vereadores de Chapecó - Cleiton Fossá, Diego Alves, Elton Scheid, Marcilei Vignatti, Nacir Marchesini, Paulinho da Silva e Sergio da Silva - realizaram visita......
Cleiton Fossá propõe Programa Matrícula Sem Fila23/04/18 Chapecó – Todos os anos a cena se repete em Chapecó: pais acampados em frente aos estabelecimentos de ensino esperando para efetuar a matrícula ou rematrícula de seus filhos. Preocupado com a situação, o......

Voltar para NOTÍCIAS