Postado em 18 de Agosto de 2020 às 13h54

Aeroporto Serafin Enoss Bertaso: atraso na concessão para iniciativa privada e necessidade urgente de melhorias

       Um município no interior do Oeste Catarinense possui um dos Aeroportos mais utilizados para mobilidade no estado inteiro. Apesar de ser referência para o município, o Aeroporto Serafin Enoss Bertaso (XAP) foi inaugurado no ano de 1978 e ainda aguarda concessão para iniciativa privada e necessita de melhorias urgentes para ampliação do atendimento. 

       O local voltou a ter voos regulares após quase um mês de cancelamento das viagens em consequência da pandemia do coronavírus e da falta de demanda. Com operação da Latam, Gol e Azul, o Aeroporto registrou 29.661 embarques e desembarques em março de 2020. O número representa queda de 30% em relação aos 42.468 embarques e desembarques no mesmo período de 2019. 

       O vereador Cleiton Fossá destaca que o Aeroporto precisa ser prioridade do gestor público porque é consolidado como importância estratégica para Chapecó. A capacidade do aeroporto poderia ser aperfeiçoada, entretanto a última licitação para a iniciativa privada foi sustada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) em março deste ano.

       O edital previa a concessão para expansão, exploração e manutenção do Aeroporto. A sustação ocorreu depois que a Diretoria de Licitações e Contratações (DLC) apontou a existência de contradição na exigência de qualificação técnica de todas as consorciadas e a homologação da licitação segue paralisada. 

       A empresa Voe Xap chegou a ser anunciada como vencedora da concessão do Aeroporto, porém um dia após o anúncio o Tribunal de Contas do Estado suspendeu o processo.

       Conforme informações da NSC, a Diretora de Licitações e Contratações do TCE, Denise Struecker informou que o motivo da suspensão foi uma representação de uma empresa que se sentiu prejudicada com algumas exigências.

       Além de cobrar um posicionamento da administração municipal acerca da concessão, o mandato do vereador Cleiton Fossá defende um projeto para estimular o crescimento do aeroporto alinhado à valorização do município de Chapecó. "Nossa intenção é criar um Porto Seco, também conhecido como Estação Aduaneira Interior (EADI).

       O Porto Seco
significa um depósito alfandegário para receber cargas e operar como espaço de armazenamento para importadores e exportadores. O projeto representaria progresso para região Oeste com a implantação de um terminal terrestre diretamente ligado por estrada, via férrea ou aérea e incentivo para o desenvolvimento local." 

       Fossá cobra ainda melhorias estruturais para atender a demanda de passageiros. Entre as sugestões está o aperfeiçoamento do turismo de negócios que contemple o local, ofertas de novos voos, operação de aeronaves maiores, ampliação e modernização da estrutura.

       "Nosso aeroporto é estratégico e precisa receber os devidos investimentos para se modernizar, receber novos voos e mais pessoas, além de efetivarmos o Porto Seco. Desse modo, Chapecó avançará para se tornar referência na importação e exportação", destaca.

Com informações ND Online 

Participe, apresente sua demanda ao vereador e fique por dentro da atuação do mandato por meio das nossas redes sociais: Facebook - Instagram e nosso WhatssApp.



Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá 

Veja também

Prefeitura precisa cortar cargos para não estourar gastos com pessoal31/10/18 Chapecó – A administração municipal de Chapecó está muito perto de atingir o limite de gasto prudencial com folha de pagamento de servidores públicos. O alerta é do vereador Cleiton Fossá. Conforme dados obtidos junto ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), por meio do......
Cleiton Fossá avalia três anos de mandato16/12/15 Chapecó - Encerrando o ano de 2015, Cleiton Fossá completa três anos como vereador de Chapecó. Neste período, Fossá promoveu debates em áreas que impactam diretamente nas vidas dos cidadãos chapecoenses, buscando resolver problemas cotidianos e planejando o......

Voltar para NOTÍCIAS