Postado em 19 de Julho de 2018 às 14h51

Fossá discute as necessidades do estacionamento rotativo

Cleiton Fossá Chapecó – Nesta quarta-feira (18), o vereador Cleiton Fossá abordou, por meio das redes sociais, um tema que gera discussão, principalmente entre os motoristas: o estacionamento rotativo. O sistema ainda...

Chapecó – Nesta quarta-feira (18), o vereador Cleiton Fossá abordou, por meio das redes sociais, um tema que gera discussão, principalmente entre os motoristas: o estacionamento rotativo. O sistema ainda criado em 1987, tem como um dos principais objetivos contribuir para a rotatividade, ou seja, permitir que todas as pessoas tenham a oportunidade de estacionar e realizar suas atividades na região central de Chapecó. Por conta disto, conforme o crescimento da população de motoristas em Chapecó, os parquímetros precisaram ser adaptados para suprir a demanda dos condutores. Logo que implementado o controle do estacionamento, as anotações eram realizadas em um cartão de papel. Por conseguinte, os mesmos foram substituídos por aparelhos e o uso de botton.

Embora o meio tecnológico pudesse contribuir para o funcionamento qualificado do estacionamento rotativo, os usuários apontam os problemas, por exemplo, a forma que são aplicadas as notificações, falta de orientação e parquímetros sem bateria ou danificados. Por conta destas problemáticas, a empresa responsável pelo serviço de estacionamento criou outro sistema que ainda está em fase de adaptação. De acordo com a Prefeitura Municipal de Chapecó, foram implementados 170 parquímetros, ainda a Caiuá destacou que os motoristas têm cerca de quatro mil vagas disponíveis.

O sistema agora funciona da seguinte forma: o usuário registra o número da placa, não é mais necessário anotar a vaga. Para acionar o parquímetro, a pessoa deverá inserir o cartão ou moedas. Os créditos serão descontados minuto a minuto e, de acordo com a empresa, os usuários que adquiriram o cartão conseguem recuperar os créditos, além de não ter a necessidade de informar a retirada no mesmo parquímetro o qual foi iniciado o serviço. Todavia, quem utilizar moedas terá os créditos transformados em minutos.

Por mais que o sistema possa ter vantagens, considerando o processo de adaptação, os cidadãos não estão satisfeitos com o serviço, pois ainda os parquímetros não resolvem as falhas do antigo sistema. Se o equipamento estiver estragado na quadra em que o usuário for acionar, ele poderá registrar em qualquer outro. Porém, ainda está vulnerável a receber a notificação até encontrar um equipamento que funcione. Além disto, as notificações são impressas e deixadas no para-brisa, esta é outra situação em que os usuários pedem mais alternativas, pois se alguém retirar o papel ou o vento levar, o usuário não ficará sabendo da notificação e de fato se transformará em uma multa.

“De tanto discutirmos sobre o assunto, pelo menos aumentou o prazo para que as pessoas possam regularizar as notificações, de cinco dias, agora os usuários têm o prazo de 10 dias corridos para solucionar a infração, mas defendo que ainda o sistema precisa ser melhorado, precisa ser mais cidadão, não podemos permitir que vire uma máquina de gerar multas, em vez de cumprir com seu objetivo: que é o controle do estacionamento rotativo de forma qualificada”, diz Cleiton Fossá.

Outra situação que Fossá ressalta é o faturamento. Dos 25 dias, a concessionária paga para a prefeitura o que é arrecadado em apenas um. “Defendo a revisão do contrato, é necessário aplicar parte do dinheiro arrecadado no Fundo Municipal da Mobilidade Urbana e também, para a contribuir para redução da Tarifa de Transporte Público Coletivo. Precisamos avançar, este dinheiro poderia ser utilizado para implementar ciclovias e também tratar, com mais responsabilidade, outras necessidades que contribuem para a mobilidade urbana”, conclui Fossá.

 

Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Vereador apoia ampliação do salário maternidade08/10/13 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá, que esteve em Brasília (DF) na semana passada acompanhando um grupo de empresários ligados ao Deatec em audiências para a implantação em Chapecó de um Polo Tecnológico, participou a convite do deputado federal Pedro Uczai de audiência na Secretaria-Geral da Presidência da República. A reunião foi comandada pelo assessor especial da Secretaria-Geral, Delcimar Pires Martins, e......
Fossá fala sobre o polêmico aumento de tributos em Chapecó14/01/14 Chapecó - Devido a polêmica sobre o aumento da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR), o vereador Cleiton Fossá esclarece que logo que o projeto deu entrada na Câmara de Vereadores, em setembro de 2013, se manifestou sobre a falta de informações sobre esse e outros......
Vereadores de Chapecó rejeitam pedidos de informações17/10/17 Chapecó - A base governista rejeitou requerimentos do vereador Cleiton Fossá que solicitavam informações sobre diversas áreas. Na discussão em tribuna, Fossá ressaltou que os dados pedidos não constam no Portal da Transparência da prefeitura, por isso, a......

Voltar para NOTÍCIAS