Postado em 02 de Abril de 2020 às 12h39

Obras privadas de construção civil são liberadas pelo Estado de Santa Catarina

Cleiton Fossá        Na quarta-feira (01), o governo de Santa Catarina por meio da Portaria 212, autorizou a liberação das obras privadas de construção civil e de sua cadeia produtiva no estado. As...

       Na quarta-feira (01), o governo de Santa Catarina por meio da Portaria 212, autorizou a liberação das obras privadas de construção civil e de sua cadeia produtiva no estado. As atividades estavam suspensas devido o isolamento social decretado por conta do Covid-19, o novo coronavírus.

       O retorno das atividades do setor foi determinada após reunião do Núcleo Econômico, que inclui a equipe do Governo do Estado, as principais entidades do setor produtivo e representantes do Parlamento, da Federação dos Municípios (Fecam) e do Ministério Público.

       A medida que passa a valer a partir de hoje, quinta-feira (02), libera atividades da cadeia produtiva do setor, bem como às atividades vinculadas à construção civil, prestada por profissionais liberais ou autônomos, que integra a construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados para construção.

      Os estabelecimentos comerciais de materiais de construção, ferragens, ferramentas, material elétrico, cimento, tintas, vernizes e materiais para pintura, mármores, granitos e pedras de revestimento, vidros, espelhos e vitrais, madeira e artefatos, materiais hidráulicos, cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas, também podem voltar a funcionar. Além disso, corretores de imóveis estão inclusos na liberação, desde que o atendimento seja individual, por agendamento e em local arejado e ventilado.

      Segundo o governador Carlos Moisés, tendo em vista a retomada das obras públicas no ínicio da semana, a decisão busca igualar o tratamento ao setor de construção civil. No entanto, o governador informa que as empresas precisam respeitar as normas de distanciamento social e liberar trabalhadores dos grupos de risco. “As empresas precisarão respeitar as normas estabelecidas pelo Governo do Estado. A retomada gradativa das atividades precisa ocorrer de forma segura e as reuniões do Núcleo Econômico nos levam a ter mais estabilidade na tomada das decisões”, esclarece.

       Em Chapecó, como exemplo, as obras do
 Elevado da Atílio Fontana já retornaram, ainda no dia 31 de março, já outras construções como o Centro de Educação Infantil Municipal New Vilas, no bairro Efapi, retornaram na quarta-feira (01). 

 

 

 

Foto: Foto: James Tavares / Arquivo / Secom
Texto: Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá



  • Cleiton Fossá -

Veja também

Beneficiários do Bolsa Família recebem 3º parcela do auxílio emergencial18/06/20 A população cadastrada no programa Bolsa Família recebe a terceira parcela do auxílio emergencial. Os repasses de R$ 600 a R$ 1.200 obedecem ao calendário habitual do programa, que segue até 30 de junho. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quinta-feira (18), a terceira parcela do Auxílio Emergencial será paga para 1,9 milhão......
Abril foi mês de grandes novidades30/04/18 Chapecó – O vereador Cleiton Fossá, mesmo licenciado do cargo, apresentou durante o mês de abril uma grande novidade, o Projeto de Iniciativa Popular “Basta! Temos que mudar – Cargo público é pra gente......

Voltar para NOTÍCIAS