Postado em 09 de Abril de 2020 às 11h26

Passo a passo para fazer sua máscara de proteção em casa

Cleiton Fossá        De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a melhor forma de prevenir o contágio da Covid-19 é o isolamento social, lavar as mãos com água e...

       De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a melhor forma de prevenir o contágio da Covid-19 é o isolamento social, lavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir a boca com o cotovelo ao tossir e espirrar, e evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos. No entanto, o uso de máscaras faciais também pode impedir a propagação de gotículas respiratórias que podem conter o vírus.

      Na falta de máscaras profissionais e farmacêuticas, você mesmo pode fazer a sua caseira para se proteger. Para isso, você pode utilizar dois pedaços de tecido de algodão ou uma camiseta velha.

       Para fazer a máscara com os pedaços de tecido de algodão você precisa de: dois retângulos de tecido de algodão de 25 cm por 15 cm; duas tiras elásticas (podem ser elásticos para prender cabelo, gominhas ou tiras de tecido), agulha e linha, tesoura, régua e lápis. E seguir os seguintes passos:

  • Recorte os dois retângulos de tecido de algodão que pode ser de um lençol ou um pano acolchoado.
  • Faça uma bainha de 0,6 cm nos lados mais compridos e uma bainha de 1,25 cm nos lados mais curtos.
  • Depois de costurar as bainhas com uma linha, introduza os elásticos nas bainhas mais largas. Serão as tiras que você usará para sujeitar a máscara nas suas orelhas. Após introduzir os elásticos, amarre os extremos.
  • Puxe suavemente as tiras elásticas até que os nós fiquem dentro da bainha. Em seguida, junte os dois extremos da máscara unidos pelos elásticos até ajustá-los ao tamanho do seu rosto e costure os elásticos no tecido para fixá-los.


       Se você não tem muita facilidade para costurar, confeccionar sua máscara com uma camiseta velha pode ser mais prático. Entenda como fazer:

  • Corte a parte inferior da camiseta, com uma largura de 17 a 20 cm.
  • Desse pedaço de camiseta, recorte um retângulo de 15 a 17 cm;
  • Faça um corte na metade das extremidades que restaram após recortar o retângulo.
  • Amarre as bordas inferiores no pescoço e as superiores na cabeça, de modo que a máscara se ajuste ao seu rosto. Faça um laço ou nó com as tiras.


       É importante que para proteger o suficiente, a máscara tenha pelo menos duas camadas, se ajuste com facilidade no rosto e deve cobrir do queixo até o nariz. Também não pode dificultar a respiração.

      É necessário que para retirar e colocar a máscara você esteja com as mãos higienizadas. Além disso, é necessário desinfetá-la e para você tem duas opções: lavar na máquina de lavar com sabão ou deixa-lá de molho por cerca de 20 minutos em água e sabão ou água sanitária.

       O uso deve ser individual, contudo sua utilização não é recomendada a crianças menores de dois anos e pessoas com dificuldades para respirar e as que não conseguem tirar a máscara sozinhas.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá





  • Cleiton Fossá -

Veja também

De frente com o especialista: um bate papo com o professor e pesquisador Dr. Daniel Albeny Simões sobre o COVID-1906/04/20        O primeiro caso pelo novo Coronavírus, foi identificado em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro de 2019. Desde então, a situação preocupante da transmissão do vírus atinge países de todo mundo. Decretado pandemia pela Organização Mundial da Saúde, a situação, até o momento é de 1.159.515......
Fossá faz visitas e ouve lideranças24/07/14 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá tem aproveitado o mês de julho, que é de recesso parlamentar, para realizar visita à lideranças comunitárias em alguns bairros de Chapecó. O parlamentar explica que no período de recesso não são realizadas sessões na Câmara,......
Fossá participa de apresentação pública29/04/15 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá participou na tarde desta quarta-feira (29) da apresentação pública do diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana. Diante do exposto, explica Fossá, fica evidente que Chapecó precisa de meios alternativos de......

Voltar para NOTÍCIAS