Postado em 25 de Março de 2020 às 17h09

Na linha de frente contra o Coronavírus

Cleiton Fossá        A campanha de conscientização sobre a importância de permanecer em casa para evitar a proliferação do vírus do novo coronavírus têm levado a...

       A campanha de conscientização sobre a importância de permanecer em casa para evitar a proliferação do vírus do novo coronavírus têm levado a população a se isolar. Escolas vazias, ruas desertas, estabelecimentos comerciais fechados é o cenário que se apresenta na maioria das cidades brasileiras.

       O momento é de cuidado e atenção redobrada. A prioridade é permanecer em casa, cumprindo o isolamento recomendado pelas autoridades, mas que nem sempre isso é possível. Há ocasiões que é necessário sair para comprar alimentos e itens básicos do cotidiano, ir à farmácia, ou até mesmo, trabalhar.

       A popular expressão: “Home Office”, em tradução literal "Escritório em casa", se aplica a quem pode e continua trabalhando mesmo distante do espaço físico do seu trabalho. Já quem não tem essa liberdade, ou possibilidade, precisa sair de casa e ir à luta. Deixar para trás quem ama e seguir em frente, pensando nos milhões de pessoas que estão em quarentena.

       Profissionais como: Atendentes de farmácias e postos de gasolina; Bombeiros, SAMU, Defesa Civil e ambulâncias; Caminhoneiros e Mecânicos; Enfermeiros, Técnicos em enfermagem e Agentes de saúde; Entregadores de água e gás; Garis; Médicos; Motoboys; Trabalhadores da limpeza das UBS, UPAs, hospitais e cozinheiros nos hospitais; Policiais Militares, Civis e Agentes Penitenciários; Trabalhadores de agroindústria e supermercado; são exemplos de trabalhadores e trabalhadoras que não tem o privilégio de permanecer protegidos em suas casas.

       É nessas horas, de preocupação coletiva, que a profissão escolhida não dá margem a recusas. É preciso trabalhar, fazer a roda girar e dar continuidade ao fluxo, não do modo que era realizado a duas semanas atrás, mas do jeito que está sendo possível e tem muito contribuído para o afastamento de muitas pessoas das ruas e para a contenção da proliferação do vírus.

       É preciso ir ao trabalho, mesmo em uma pandemia. Mais do que isso: é necessário seguir em frente, de cabeça erguida, pensando no coletivo. E pautados por esse pensamento, eles têm feito isso.

       Os profissionais de saúde, por exemplo, são os trabalhadores que mais estão expostos ao vírus e correm os maiores riscos para conter a pandemia. Profissionais que ao optar por atuar na área da saúde, tinham noção e conhecimento da desafiadora jornada pela frente. São heróis, seres humanos que mesmo com todas as suas angústias e limitações, estão realizando um trabalho de relevância inestimável. Uma atuação bonita, séria, respeitosa e de empatia.

       A todos esses trabalhadores e trabalhadoras, que estão nas ruas, nessa intensa jornada de coronavírus, o sentimento a ser expressado é de respeito, orgulho e gratidão. Aos que estão em casa, a orientação é: permaneça em casa. 

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

Veja também

Sete dias se passaram e Chapecó segue com 05 casos confirmados04/04/20        Na manhã deste sábado (04), a prefeitura de Chapecó, que tradicionalmente divulgava os dados epidemiológicos do município, através de uma transmissão ao vivo no Facebook, adotou um método diferente. A atualização veio somente por meio de uma postagem (imagem) na rede social que apresenta os seguintes dados: 18 casos......
Cleiton Fossá apresenta projeto que institui IPTU Verde em Chapecó20/03/17 Chapecó - Fomentar medidas que melhorem, preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, mediante a concessão de benefício tributário ao contribuinte. Esta é a proposta do vereador Cleiton Fossá, através do Projeto de Lei 027/17, que prevê a instituição do......
Educação Infantil de Chapecó: Um direito de todos os chapecoenses02/05/19         A sociedade brasileira obteve grandes conquistas com a Constituição Federal de 1988, sendo uma delas a Educação Infantil como um direito de todos, onde o Estado tem o dever de ofertar a vaga.  ......

Voltar para NOTÍCIAS