Postado em 09 de Abril de 2019 às 17h30

Saiba como solicitar a manutenção da iluminação pública em Chapecó


         Venho recebendo em meu gabinete e também por meio do Gabinete Virtualinúmeras reclamações sobre a manutenção da iluminação pública em Chapecó.

        Evandro Rodrigo que mora no bairro Efapi, me procurou dizendo que o poste em frente a sua casa tem uma lâmpada que fica acendendo e apagando, sendo que o problema já está indo para quarenta e cinco dias sem que haja uma resolução.

        Ainda, segundo o morador, ele fez o pedido na SubPrefeitura do bairro e até o momento não obteve nenhuma resposta do setor executivo.

        Jean Marcos Dall´agnol, morador do bairro Santa Maria também nos procurou e relatou que na rua Santo Antônio as lâmpadas estão queimadas há bastante tempo, trazendo aumentando a sensação de insegurança para os moradores que vivem certo temor de assaltos.

        Em ambos os casos, fizemos à Indicação e relatamos na Ouvidoria da Prefeitura, e estamos levando os casos para o conhecimento do poder público municipal, para que a situação seja resolvida o mais breve possível.


Um pouco sobre a iluminação elétrica

        A energia elétrica está entre as mais importantes invenções da humanidade. Seu uso tornou-se indispensável para a sociedade dos dias atuais.

        De modo geral, todos os setores, desde a indústria, até o comércio e a prestação de serviços, dependem da energia elétrica.

        Se ela não existisse, todas as máquinas que interligam um setor produtivo também não existiriam e a sociedade voltaria a viver como vivia na era medieval.

        A lâmpada é uma invenção datada de cerca de 140 anos atrás, pelo empresário norte americano Thomas Edison.

        Desde então, a energia elétrica e a iluminação com lâmpadas difundiu-se rapidamente pelos quatro cantos do planeta substituindo as velas, lamparinas e tochas, usadas até então.



A iluminação pública em Chapecó

        Desde sua descoberta a lâmpada foi avançando rapidamente, e como mencionei anteriormente, nos dias atuais é indispensável para toda a sociedade.

        Nesse sentido, a iluminação das vias públicas proporciona maior segurança para todas as pessoas, possibilitando, inclusive, que exista vida noturna na cidade.

        Por essa razão, a iluminação pública tornou-se essencial, possibilitando a todas as pessoas mais facilidade e tranquilidade ao saírem de suas casas.

        Entretanto, para que isso aconteça, há a necessidade de uma constante atenção do poder público municipal, cuja obrigação é realizar a manutenção em caso de quebra de lâmpadas ou de defeito das mesmas.

        E é nesse sentido que a população de Chapecó vem se sentindo desamparada, com várias ruas apresentando o mesmo problema, e os munícipes sentindo-se inseguros ao sair de casa no período noturno.


Entendendo o papel do Vereador

       Desse modo, entendo toda a demanda existente para a manutenção da iluminação pública. Na atribuição de minhas funções, procuro sempre fiscalizar, receber os problemas e encaminhá-los ao poder executivo, para que o mesmo providencie o mais rápido possível a manutenção da iluminação pública.

        Todavia, apesar de receber inúmeras reclamações e desempenhar minha função no encaminhamento do problema para o setor responsável, a Prefeitura não vem cumprindo com a devida rapidez que a população gostaria, gerando ampla insatisfação na população chapecoense.

       Ao meu ver, é fundamental para uma cidade que se desenvolve a passos largos como Chapecó, possuir uma rápida e eficiente manutenção da iluminação pública, para a segurança de todos os moradores e de todo o setor produtivo local.


Lutando por uma Chapecó mais iluminada

        Assim sendo, entendendo essa ampla demanda que o município de Chapecó possui, e gostaria de dizer a todos, que estou lutando arduamente para que os problemas de iluminação pública sejam resolvidos, de forma rápida e eficiente.

        Gostaria de esclarecer para todos os munícipes que os pedidos de manutenção referentes à iluminação pública podem ser feitas diretamente na Secretaria de Infra-estrutura Urbana, localizada na Rua 7 de setembro, 2063-D no bairro Presidente Médici, sendo o telefone da secretaria (49) 3319-3600.

        Aproveito a oportunidade para convidar a todos os cidadãos e cidadãs de Chapecó para participar das sessões da Câmara de Vereadores, ou acompanhar pelo site da Câmara.

       Posto isso, se você ainda tem dúvidas sobre como solicitar a manutenção da iluminação, não exite em me procurar, pessoalmente, ou até mesmo, por meio do meu Gabinete Virtual, dessa forma, darei o devido encaminhamento e buscarei por respostas junto aos órgãos competentes.

        Minha luta por uma cidade mais digna para o trabalhador chapecoense depende da contribuição de cada morador, para que juntos possamos construir uma Chapecó mais humana e justa para com todos.


Vereador Cleiton Fossá

Veja também

Cleiton Fossá lança Gabinete Virtual04/12/17 Chapecó – Aproximar o cidadão do Poder Legislativo através da tecnologia. Esta é a principal proposta do “Gabinete Virtual”, uma inovação do mandato do vereador Cleiton Fossá em Chapecó. Através de uma reformulação completa em sua página na internet, agora a população poderá fazer pedidos,......

Voltar para NOTÍCIAS